Carlos Nejar é escolhido patrono da 68ª Feira do Livro de POA

Anúncio foi feito em coletiva de imprensa no hotel Master Grande Hotel, na manhã desta segunda-feira

Carlos Nejar é ocupante da cadeira número quatro da Academia Brasileira de Letras - Crédito: Divulgação

Autor de diversas obras, produzidas em mais de seis décadas dedicadas à literatura, o escritor porto-alegrense Carlos Nejar é o patrono da 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no hotel Master Grande Hotel, na manhã desta segunda-feira, 20. Ocupante da cadeira número quatro da Academia Brasileira de Letras, o profissional é conhecido por textos entre poesias, ensaios, contos, críticas literárias e literatura infantojuvenil. 

Aos 83 anos, Carlos Nejar sucede o filho Fabrício Carpinejar na posição de patrono do evento literário. Segundo o escritor, será um momento de alegria, honra e, sobretudo, de reencontro. "Estou muito feliz por suceder o meu filho e, também, pelo aniversário da minha terra. Fico contente pelo calor humano e pela valorização do livro. É um espetáculo que não existe em outro Estado, salvo aqui no Rio Grande do Sul", celebra.

Para o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, a escolha do patrono é um reconhecimento à extensa contribuição de Carlos Nejar à literatura brasileira. "É uma honra prestar esse reconhecimento a este escritor gaúcho que traz em sua obra, que é atemporal, a afeição pelo Estado", destaca. 

Sobre Carlos Nejar

Carlos Nejar lançou o primeiro livro, o 'Sélesis', em 1960. Seus trabalhos mais recentes são 'Senhora Nuvem' e 'A República do Pampa' e foram apresentados neste ano, em sessão de autógrafos no Theatro São Pedro. E, ainda, há outras obras prontas, aguardando publicação. 

Procurador de Justiça aposentado, há três décadas Nejar vive no Rio de Janeiro. O Rio Grande do Sul, no entanto, permanece com a literatura. O carinho pela cultura gaúcha está presente nas obras, pois, em 2018, lançou o dicionário 'Carlos Nejar: Um homem do pampa', com mais de mil trechos de obras do escritor.

Comentários