Para Catarina, estar no palco é também uma forma de expressão. ?Acho que apresentar é uma forma de atuar também, porque a gente nunca é a gente mesmo, completamente. Então, sim, é o freela dos sonhos, e estou muito feliz. Ano passado, comecei esse trabalho, e lembro de acabar ele pensando: eu faria isso todos os dias da minha vida. Sou muito apaixonada por Cinema, então, aprendo, assisto aos filmes, e tenho contato com pessoas que admiro e que fizeram a minha formação. Realmente, está sendo um sonho?, afirmou.
Comparando a edição de 2024 com a atual, Catarina percebe mudanças significativas no perfil da mostra. ?Como disse a Rosa Helena Volk (presidente da GramadoTur) ano passado foi o ano da resistência, e este é o da retomada. E acho que estamos fazendo isso com muita diversidade. Temos muitos cineastas que talvez antes não tivessem espaço. São corpos descentralizados, histórias descentralizadas. E isso é muito importante, porque temos todo esse glamour, que é maravilhoso, mas é fundamental termos também histórias diversas do Brasil?, destacou.
Catarina admite que não consegue separar totalmente o papel de apresentadora do olhar de quem aprecia cinema. Esse hibridismo, segundo ela, traz autenticidade à sua performance. ?O que eu ofereço como apresentadora é um pouco da Catarina e da minha personalidade. Como trabalho com comédia, isso permeia a minha entrega no palco. Eu dou essa liberdade e até tieto, quando tenho carinho pela pessoa, demonstro. Acho que essa troca autêntica faz diferença, porque se eu tiver essa troca, o público também vai sentir que está vivendo isso comigo?, disse.
Mais do que anunciar filmes ou apresentar homenagens, Catarina enxerga sua função como a de criar pontes. Ao levar sua paixão pelo Cinema e seu olhar pessoal para o palco, ela contribui para que o Festival seja, além de vitrine para o Audiovisual, também um espaço de encontro humano.
A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio