Cinco perguntas para Anelise Zanoni

Jornalista é fundadora da agência Way Content, dedicada ao mercado de Turismo e Gastronomia

10/11/2022 11:00
Cinco perguntas para Anelise Zanoni /Jornalista nasceu em Porto Alegre, mas vive em Canoas - Crédito: Arquivo pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Anelise Zanoni, uma jornalista sonhadora, com espírito jovem, criativa, ansiosa, eclética, mãe do Noah e sempre pronta para novidades, viagens e encontros com os amigos. Nasci em Porto Alegre e fui criada em Canoas, cidade onde tenho residência até hoje. A distância da Capital e o desejo de estar sempre atualizada fizeram com que, desde cedo, eu transitasse entre as duas cidades. Escolhi Porto Alegre para estudar no Ensino Médio e também fazer minha formação superior. 

Sou jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e, inquieta, acabei fazendo o mestrado na mesma instituição, além de um doutorado em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Já passei por importantes redações de jornais e revistas, onde aprendi muito, fiz amigos e tive experiências únicas no dia a dia do Jornalismo e, principalmente, no Jornalismo Especializado.

Atualmente, comando minha própria agência de Comunicação, chamada Way Content. Quando criei o projeto, decidi me dedicar exclusivamente ao mercado de Turismo e Gastronomia, incluindo também a parte de vinhos e enoturismo. Sob meu comando, fazemos diferentes projetos nacionais e internacionais, que podem incluir atividades como assessoria de imprensa, ações com influenciadores digitais, produção de conteúdo em redes sociais, elaboração de guias de viagem, consultorias, relacionamento com imprensa e operadores de viagem, entre outras tantas coisas.

A lista de atribuições da Anelise são várias: mãe, empresária, influenciadora digital, colunista de revistas, repórter, editora, viajante.... Também sou repórter freelancer do jornal O Estado de São Paulo e da revista 29 Horas, que circula nos principais aeroportos do Brasil, e sou consultora do Sebrae para a área de Turismo e Gastronomia

2 - Por que escolheu o Jornalismo?

Hoje sou muito feliz com o que eu faço, porque percebi que a carreira pode ser direcionada para o lado que a gente tem mais afinidade. Porém, a escolha pelo Jornalismo foi um tanto intuitiva. Nunca foi um desejo.

Quando estava às vésperas do vestibular, eu queria fazer Odontologia. Mas percebi que eu gostava de me comunicar, de escrever, de falar com as pessoas e tinha um fascínio pela TV. Então veio à cabeça a ideia de fazer Jornalismo. Comecei a faculdade muito jovem, aos 17 anos, e confesso que achei um tanto estranha. Depois, fui em busca de trabalho e comecei a entender o que o Jornalismo representava e que era, sim, uma possibilidade de fazer o que eu desejava: viajar. Eu não queria mudar o mundo, como boa parte dos meus colegas. Mas queria mostrar o mundo para as pessoas através do meu olhar. 

Na verdade, desde muito cedo, eu tinha o sonho de circular pelo mundo, conhecer novos lugares e idiomas. E foi aí que percebi que, com o Jornalismo, eu poderia chegar lá! Só para vocês terem uma ideia, minha primeira reportagem foi sobre a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. Eu tinha apenas 19 anos e estava publicando no caderno de viagem do maior jornal do Rio Grande do Sul!

3 - Em junho, você foi à Espanha desenvolver um guia de experiências voltado ao segmento de luxo. Como foi a experiência?

Este ano de 2022 foi muito especial para mim. Quando o ano começou, decidi que iniciaria projetos internacionais, e a Espanha foi um deles. Antes de ir a Madrid, eu já havia viajado para Atlanta, nos Estados Unidos, para fazer um guia de viagem em parceria com o Discover Atlanta e a Copa Airlines. Foi um grande início.

A viagem à Espanha é a continuidade desses projetos internacionais. Durante os dias em que estive por lá visitei os melhores hotéis no segmento de luxo, conheci restaurantes e fiz pequenas viagens únicas. Esse material deve ser lançado ainda este ano.

Aprendi muito com as experiências que tive no segmento de luxo e acredito muito que alguns conceitos podem ser levados para diferentes áreas.

4 - Além da Espanha, você esteve em Mônaco e na Itália. Teve algum lugar desses países que te marcou mais?

Mônaco e Itália são dois países que eu já havia visitado mais de uma vez. Porém, ambos foram muito especiais nesta viagem. 

Voltei a Mônaco porque em 2021 eu ganhei um prêmio da Comissão Europeia de Turismo, por ter desenvolvido um guia digital para o Principado. Então, descobri novos lugares no país, caminhei muito, conheci hotéis e fiz contato com pessoas importantes. Tive a sensação gostosa de ser uma viajante livre, em um dos melhores países do mundo e que oferece experiências incríveis de luxo.

Na Itália estive em Veneza e na região de Verona. Comecei o roteiro visitando a pequena cidade de San Bonifacio, onde nasceu meu bisavô. Foi emocionante conhecer o local, as feirinhas, a igreja e até mesmo a padaria onde alguns parentes (que eu nunca vi na vida!) produzem pães artesanais. Conversamos e consegui me conectar muito com o país e com minhas raízes. 

Em Veneza também tive uma experiência fascinante, pois conheci brasileiros proprietários de um apartamento de luxo. Como o país recém estava aberto depois da pandemia, tive o privilégio de circular por uma Veneza com poucos turistas e muita beleza! Foi uma experiência única!

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Não costumo fazer planos a tão longo prazo, pois acredito que minha vida é tão dinâmica que é mais importante focar em 2023. De modo geral, sempre penso que é necessário ter muita saúde e energia para tantas ideias que tenho!

Profissionalmente, desejo que minha agência siga em pleno crescimento, atraindo mais projetos nacionais e internacionais. Quero que eu e minha equipe sejamos cada vez mais importantes para o mercado de Turismo, pois desejamos atuar em importantes transformações na Comunicação de destinos, empreendimentos e empresas, além da parte de relacionamento e novos negócios. Desejo aumentar a equipe e sempre trabalhar com a motivação dos meus colaboradores, pois trabalhar no mundo do Turismo e da Gastronomia já é um grande privilégio.