Cinco perguntas para Bruna Peixoto

Profissional atual como coordenadora de Marketing e Pré-Vendas da eSales

01/02/2024 11:00
Cinco perguntas para Bruna Peixoto /Crédito: Arquivo pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Eu sou uma porto-alegrense inquieta, professora, viajante e que há seis anos vem nutrindo conexões entre empresas. Graduada em licenciatura em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e mestre em Educação (Ufrgs), já atuei em diferentes áreas como o Direito e o Comércio Exterior. Desde 2018, conduzo projetos e lidero times de Marketing em empresas de Tecnologia, voltadas para relações B2B. 

Faço gestão de Tráfego Pago, escrevo artigos e posts, monto estratégias de branding e lançamento de produtos, construo cases com grandes clientes e me divirto à frente de uma equipe absurdamente focada, cheia de sonhos e geradora de resultados tanto para clientes da base, como para uma infinidade de empresas que nem sequer tinha noção do quanto poderíamos transformar o negócio, seja na logística, na previsão de demanda ou em qualquer outra etapa do processo de vendas.

2 - Por que escolheu o Marketing?

Por mais clichê que possa soar, foi o Marketing quem me escolheu. Essa não é a minha área de formação e acabei ingressando no setor só em 2018, à convite do grande mestre do Marketing e da Tecnologia, Vinícius Mutterle. Naquele momento, fui convidada a conduzir um projeto de internacionalização de uma empresa que estava desenvolvendo um de planejamento de recursos empresariais (ERP na silga em inglês) para atender o público mexicano. E tudo ocorreu muito naturalmente, as oportunidades que foram se seguindo abriram muitas portas e eu fui me apaixonando por esse universo de possibilidades. 

Em quatro anos, na SIGE Cloud, os desafios foram me preparando para uma jornada e tanto. Assumi o time de Marketing e o de Customer Success (CS) - Sucesso do Cliente, em tradução livre -, atuando tanto em ações preventivas, como no atendimento de toda a base de clientes, que eram empresas de pequeno e médio porte, na maioria comércios, espalhados por todo o Brasil. Na eSales, a história se repetiu. Cheguei para atuar no time de CS e em menos de três meses, já estava 100% integrada ao Marketing!

3 - Um dos seus objetivos ao chegar na eSales era juntar as expertises comercial e tecnológica da equipe de Marketing e, com isso, mostrar ao mercado o quão inovadora é a empresa, além do valor que gera em variadas etapas dos negócios. Como está sendo esse trabalho?

Por se tratar de uma empresa familiar, com quase 30 anos de história, é um projeto grande renovar a imagem das marcas do grupo, jogar luz sobre os lançamentos e entregas que acontecem em uma frequência impressionante e valorizar todos esses times envolvidos. Por que acredite, para trabalhar com o conceito de ?marca forte?, não basta apenas investimento financeiro é preciso que todos os times que fazem a marca acontecer comprem essa ideia, acreditem no que desenvolvem, no que vendem, escutem o que os clientes e o mercado têm a dizer. E só depois, bem depois é que vem o Marketing em si. 

Os resultados do último ano e desse comecinho de 2024 reforçam que esse objetivo está em processo e andando a passos largos! Cada vez mais os nossos clientes da base se sentem contemplados e satisfeitos. Ao passo que conquistamos novas contas e um pipeline interessante, de grandes empresas que estão nos vendo entre as empresas de tecnologia mais inovadoras. 

4 - Você, hoje, lidera a área de Marketing e Pré-Vendas da eSales, mas antes atuava no time de Customer Success. Como foi essa transição?

Em 2022, bem em um momento em que eu estava em transição, buscando uma oportunidade de trabalho remoto, para conciliar a carreira com o meu maior sonho (o de dar a volta ao mundo), fui indicada por uma amiga para a vaga de CS na Soluções eSales. Sempre muito estudiosa e apaixonada por criar conexões, a oportunidade de atuar como na área em uma base tão frutífera como os gigantes clientes da Unidade de Supply Chain da eSales foi excepcional! Em pouco tempo, os desafios se tornaram laços, os recursos se tornaram vendas e projetos. E naturalmente, uma oportunidade no Marketing, que é a área que ganhou meu coração, veio. 

Marketing e Pré-Vendas, estão intimamente ligados, logo, em 2023 assim que o projeto de internalizar a prospecção foi instituído na eSales, fui convidada pelo Diretor Comercial, Volter Trein, para dar vida a esse projeto e potencializar o Marketing e o time de Vendas. De lá para cá, tive a honra de arquitetar uma equipe incrível, alinhada com uma cultura de crescimento, de prosperidade e de união. Se sobe um, sobem todos! 

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Honestamente? Para quem está vivendo um dia de cada vez, viajando pelos mais diferentes lugares do mundo enquanto experiência tudo o que a eSales, as equipes, os encontros e trocas com cada cliente e parceiros de negócio têm para oferecer de aprendizado... O meu plano para daqui cinco anos é poder multiplicar esse senso de liderança e inquietação, motivando mais profissionais que, assim como eu, são inconformadas, animadas, respirando inovação e motivando times (de todas as áreas) a irem mais longe.