Cinco perguntas para Daiana Theisen

Profissional fala ao Coletiva.net sobre a experiência no cargo de diretora-executiva do Grupo Arauto

20/04/2023 11:00
Cinco perguntas para Daiana Theisen /Carolina Almeida/Grupo Arauto de Comunicação

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou a Daiana Theisen, nascida em Santa Cruz do Sul e criada na cidade de Vera Cruz, na região central do Rio Grande do Sul, onde moro com meu marido e minha filha. Sou graduada em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Hoje, curso pós-graduação em Gestão de Pessoas: Carreira, Liderança e Coaching na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tenho na minha trajetória profissional muitos anos dedicados também à Publicidade. No perfil, sou uma pessoa que busca construir em equipe o melhor resultado, sempre disposta a ouvir e a construir soluções. Identifico-me com o conceito do lifelong learning (em português, aprendizado ao longo da vida), estou sempre aberta ao conhecimento.

2 - Por que escolheu a área da Comunicação?

Comecei na área da Comunicação bem jovem, com 18 anos recém-completados, no jornal Arauto, no departamento de Criação. Foi uma verdadeira escola. Depois da minha graduação, fui trabalhar na área de assuntos corporativos de uma empresa fumageira, mas, em seguida, retornei ao jornal, porque entendi que ali estava a minha jornada. Antes, eu pensava que a Comunicação havia me escolhido. Mas neste retorno, em que tive a oportunidade de conectar e coordenar as equipes de Criação, Redação e Comercial do impresso, tive a certeza de que a escolha foi minha. Eu escolhi a Comunicação porque eu via na área um ambiente propício ao meu crescimento e uma oportunidade de aprender sempre mais, sobre muitos assuntos.

 3 - Você foi promovida a diretora-executiva do Grupo Arauto. Como está sendo a experiência no cargo até aqui?

Posso definir esta oportunidade como enriquecedora. Poder contribuir no gerenciamento e no bem-estar da equipe, buscando em conjunto soluções e resultados, é algo que me motiva diariamente. Conhecer melhor cada talento que integra as nossas unidades tem me oportunizado crescer como profissional e como pessoa. Nós temos, hoje, um grupo coeso, conseguimos transmitir ao mercado a essência do Grupo Arauto por meio de um planejamento estratégico executado por um time de competentes profissionais. A busca é constante para entregar sempre o melhor a quem nos acompanha, seja qual for a plataforma, e encontrar soluções adequadas, muitas vezes personalizadas, para o cliente. E isso só se faz em equipe. 

4 - E você era diretora operacional do Jornal Arauto até então. Qual a sua avaliação sobre esse período?

Repito aqui que o jornal foi a minha escola. Eu estive por muitos anos nesta função, quando aperfeiçoei questões de liderança e inteligência emocional. Orgulho-me ao ver que deixei a função, mas que o impresso ? apesar dos desafios ? segue entregando um trabalho de muita qualidade, sendo referência e registro físico do que acontece na comunidade. E isso ocorre pela credibilidade dos 36 anos de história, e por cada profissional que se dedica para entregar o melhor aos leitores e anunciantes. 

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Temos, hoje, uma marca sólida e de credibilidade. Esse é o nosso grande patrimônio, construído sobre valores éticos. Sem dúvidas, nossa principal meta é expandir. Buscamos estar na vanguarda e atentos a todas as tendências. Seguiremos alertas e alinhados com as novas tecnologias, para identificar oportunidades de mercado, quem sabe entregando mais produtos em tecnologias que hoje são embrionárias. Em cinco anos, a minha expectativa é de que eu esteja aqui, onde tenho as minhas raízes, que, mesmo profundas, nunca me impediram de ir além.