Cinco perguntas para João Batista Filho

Repórter é natural de Osório

23/05/2024 11:00
Cinco perguntas para João Batista Filho /Crédito: Arquivo pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou João Batista Filho, nasci em Osório, mas considero como minha cidade Capivari do Sul. E se me perguntar o que faço, sempre vou dizer que sou repórter.

2 - Por que escolheu o Jornalismo?

A escolha por fazer Jornalismo vem de criança. Meu pai é caminhoneiro e eu viajava muito com ele. Na estrada, ouvíamos rádio, tanto notícias quanto esporte. Eu também adorava futebol. Acabou que aprendi a gostar de Jornalismo pelo rádio do caminhão do meu pai. 

3 - Há alguns meses, o 'Debate Raiz' promoveu uma nova formação e formato e focou, ainda mais, a sua atuação na internet. Como foi essa transição dos meios mais tradicionais para o YouTube?

O Jornalismo mudou demais, em relação ao tempo que ouvia no rádio do meu pai, por exemplo. Naquela época, principalmente, as pessoas só podiam ser jornalistas se tivessem em meios como rádio, televisão, jornal, enfim. Hoje, temos outras formas de chegar ao público e não é mais necessário que fiquemos presos à filosofia de um veículo tradicional.

O 'Debate Raiz' surge da necessidade de termos ainda mais autonomia, controlar um produto nosso, decidir o que haverá, como faremos. E a internet nos propiciou essa possibilidade.

4 - Além disso, você tem o objetivo de voltar para algum meio tradicional ou, por enquanto, o intuito é focar na internet?

Tivemos diversas possibilidades de colocar o 'Debate Raiz' em veículos tradicionais e, individualmente, também recebemos propostas. Porém, sempre entendemos que era possível dar um passo a mais para o mundo digital, sermos donos do nosso próprio negócio e focar na internet. Neste momento, não gostaríamos de voltar a fazer algo diferente do que achamos que é tendência.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Sabe o que é engraçado? Quando eu era aluno do IPA, por onde me formei, houve uma parceria com Coletiva.net e eu produzi um cinco perguntas. Lembro de ter feito essa questão para alguém. Mas nunca parei para refletir sobre como me vejo no futuro e isso me fez pensar. A verdade é que não sei, não sou uma pessoa que fique pensando para daqui a anos, talvez não consiga planejar nem algo para daqui a cinco dias, sou muito imediatista. Bem, espero que o 'Debate Raiz' esteja ainda mais consolidado.