Cinco perguntas para Leonardo Müller

Autor do quadro 'Careca de saber', jornalista é produtor de conteúdo nas redes sociais

Leonardo Müller produz conteúdo para as redes sociais - Arquivo pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Hoje sou um criador de conteúdos esportivos nas redes sociais, palestrante e pai de uma linda menina. Mas comecei como um estudante de Jornalismo, que sonhava em trabalhar na televisão. Minha primeira oportunidade no vídeo foi na internet, em um canal no Youtube em 2009 (época que tudo era "mato" nessa rede social). Depois, consegui realizar o sonho de entrar na RBS TV e na Globo. Agora, voltei para as redes sociais para crescer profissionalmente.

2-  O que o fez escolher o Jornalismo como profissão?

Adorava ver na TV os correspondentes nos locais dos fatos, levando a informação de forma heroica para milhões de pessoas. Aquilo me seduzia. Outro fato importante é a chance de ajudar as pessoas por meio das palavras e imagens. Às vezes a gente consegue. 

3- Em agosto, depois de 10 anos, você saiu da RBS e iniciou um novo desafio na carreira como produtor de conteúdo nas redes sociais. Como está esse novo momento? 

Está maravilhoso! Ainda não bateu o arrependimento. Como falei na resposta número um, a RBS TV era um lugar de sonhos para mim. Lá realizei vários, como a cobertura do futebol, viajar pela América do Sul com a dupla Gre-Nal, ganhar prêmios com histórias de superação e até criar um quadro, que passou a ser uma marca também no meu currículo, o 'Careca de Saber'. A partir do momento em que parei de sonhar dentro da RBS TV, procurei novos sonhos fora. Agora, estou vivendo esse período de forma bem próspera. Atualmente, além do conteúdo do dia a dia do Grêmio e do Inter, está no ar uma série chamada: 'Careca de Saber Legends'. Nele, transformo figuras gaúchas que estiveram na Copa do Mundo em lendas, em um álbum personalizado. A ideia foi pegar carona no álbum de figurinhas do mundial, que tem os cromos especiais chamados Legends, No primeiro episódio, teve o capitão do tetra Dunga revelando bastidores da Copa de 1994. E vem mais novidades pela frente. 

4- Quais são os principais desafios e as dificuldades em ser um empreendedor na área da Comunicação?

O principal desafio é a parte comercial. Mas venho buscando conselhos, parcerias e experiências, que me deixam cada vez mais seguros nessa área. Outro ponto que se torna prazeroso é poder entender diretamente o que a audiência está pedindo. Com as métricas das redes sociais é possível virar o barco para outra direção rapidamente e aproveitar o 'vento'. 

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Os planos são estar em pleno movimento e com energia suficiente para não se acomodar e nem ser acomodado. E claro, pode olhar para trás e ver que acompanhei de perto o crescimento da minha filha nos últimos cinco anos.

Comentários