1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?
Sou a 'Manu da It'. Mas também sou a 'Manu mãe da Helena', a 'Manu esposa do Fausto' e a 'Manu neta do escultor Caringi'. Minha mente inquieta está por trás de projetos e, principalmente, de soluções fora do comum. Com raízes na efervescente Pelotas, lugar de muita tradição artística e cultural, como boa pisciana sonhadora, misturo a fantasia e a ousadia para criar experiências que vão muito além do convencional, o que se esclarece pelo meu ascendente em gêmeos, o astro da comunicação.
Sou formada em Hotelaria e também em Relações Públicas, não sou apenas uma profissional de eventos; me considero uma artistas, uma contadora de histórias. Pincele meus projetos com a essência de minha cidade natal, que é repleta de inspiração. Essa abordagem criativa e diferenciada no campo publicitário me tira do dito eixo comum, o que me faz rejeitar a ideia de ser apenas mais uma no meio. Almejo transmitir mensagens inteligentes e abrir novos caminhos com meu jeito despojado, autêntico e divertido. O que se traduz no meu olhar, o olhar de quem encontrou sua verdadeira paixão no mundo dos eventos. Tenho sensibilidade criativa para buscar experiências com um toque familiar e genuíno, com muita relação entre o moderno e as lembranças de minha infância. Desde criança, fui estimulada e nunca tolhida de meus sonhos pela minha família. O meu mantra é ?tudo é possível?, ideal que me fortalece a cada projeto, transformando-o em único.
2 - Porque optou pela Comunicação Social?
Trabalhar com Comunicação Social não foi uma decisão, e sim uma jornada natural. A busca por aprimorar relações, se expressar de forma mais envolvente e gerar curiosidade é o motor que faz essa roda girar. Claro, a Comunicação é mais do que troca de palavras; é a arte de transformar sonhos em realidade.
Cada projeto que abraço é como transformar uma ideia pré-elaborada em algo tangível. Imagine uma sessão prática onde a magia acontece, e os sonhos ganham vida. Os eventos criados são verdadeiros espetáculos de detalhes minuciosos, executados com muito cuidado. Cada elemento é escolhido com precisão, criando experiências que transcendem as expectativas e marcam momentos de forma original.
3 - Você vem trabalhando com cocriações com Duddu Vanoni, que não visam concorrer com as agências de Publicidade e Marketing, mas, sim, explorar novas e inusitadas tecnologias na Comunicação. Como você avalia essa experiência?
Sou uma mulher empreendedora, destemida por essência, que rompeu com a monotonia, abandonando a Manu de outras empresas e abraçando a minha liberdade criativa. Gosto de me estimular a cada dia. Por isso, criei a It Experience, a partir do anseio de querer sempre mais. Minha parceria com Duddu Vanoni é uma fusão de ideias inovadoras, desafiando as normas do mercado publicitário e ultrapassando suas fronteiras tradicionais. Com esta colaboração, buscamos explorar novas e inusitadas tecnologias, criando experiências disruptivas que desafiam a zona de conforto dos nossos clientes. Dudu, como bom visionário, já entendeu que as relações são necessárias e que não é uma concorrência entre empresas ou agências e, sim, uma soma de forças.
De áreas diferentes que convergem, nós, profissionais de Comunicação, somos ligados ao comportamento humano, ativações de marcas, experiência. Por isso, nossos caminhos se encontraram, seja por Publicidade, Relações Públicas ou Jornalismo. É um casamento aberto, que se soma com as agências de Propaganda, sempre com o olhar para o relacionamento, fortificando esse laço como um braço para execução de novas ideias. Aqui, a base é a ousadia de mudar e provocar o mercado para o novo, construindo relações de confiança que tornam as estratégias mais contundentes, sem medo de errar e que os clientes explorem outras possibilidades, com foco na segurança que a It proporciona. Por isso, ultrapassar a barreira da zona de conforto das empresas é o desafio da It, criando experiências personalizadas. É o que eu gosto de dizer sempre: 'transgredir é um ato de coragem'.
Meu sonho também é estar em um mercado com práticas éticas, onde os valores não estejam mais adormecidos ou esquecidos, onde os custos e recursos sejam otimizados, agilizando o tempo de forma mais sustentável. E de que forma podemos entender esse processo? Sendo um grande HUB, buscando soluções que olhem em 360 graus os projetos, relacionando-se do início ao fim.
4 - Como você enxerga que as Inteligências Artificiais podem influenciar no seu trabalho?
Eu entendo que a Inteligência Artificial não é uma substituta, mas uma aliada. A Inovação é humanização, é preservar valores e tradições, mantendo um toque carinhoso em cada detalhe. Ou seja, ela vem para complementar o trabalho humano, com eficiência e também sustentabilidade. Essa famosa sustentabilidade deveria ser o foco de todos daqui para frente, com soluções que reaproveitem recursos, otimizem tempo e favoreçam o ser humano e o planeta.
5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?
Nos próximos cinco anos, não quero ser apenas um nome no ramo de eventos, mas sim ser destaque da minha geração e, principalmente, uma referência em visão, caráter, profissionalismo, coragem, criatividade, Inovação, sustentabilidade e autenticidade. A cada novo ciclo, coloco nos meus 'decretos' e jogo para o universo os meus desejos. Sou múltipla e acredito na força das palavras, capacitando-me a moldar meu próprio destino. Meus projetos não são só momentos, são experiências exclusivas, onde cada evento é uma celebração única. Meu futuro é alicerçado pela paixão, pela Inovação e pelo toque pessoal que carrego na minha bagagem.