1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?
Eu sou Mônica Bortolotti dos Santos Bauer, jornalista de formação, com MBA em Comunicação Estratégica e Branding. Sou mãe de dois filhos e hoje estou à frente da Talenttare, junto com minha sócia e mais 20 mulheres. Atuo como diretora de Operação, com visão estratégica de projetos e também com um olhar voltado ao comercial.
2 - Como foi o início da sua trajetória profissional e quais foram os principais aprendizados desse período?
Minha caminhada profissional começou muito cedo, aos 12 anos, trabalhando junto com meu pai na empresa dele. Venho de uma família empreendedora, e esse lado sempre se mostrou muito latente em mim desde nova. Ingressei no Jornalismo com um olhar empresarial e encontrei no empreendedorismo da Comunicação a minha paixão. Acredito que meus principais aprendizados, ao longo de todos esses anos, foram o olhar de resiliência e de adaptabilidade aos cenários mercadológicos, unindo a eles as estratégias de Comunicação.
3 - A agência Talenttare, conduzida por você em parceria com a jornalista Renata Arteiro, está celebrando uma fase de expansão e novos avanços. O que mais a orgulha ao ver a Talenttare conquistar novos mercados e ampliar a presença nacional?
Contribuir com marcas que têm muito a mostrar ao mercado, gerando experiências aos seus consumidores. Além disso, ver o nosso time se desenvolvendo, mulheres ocupando espaços de liderança e o mercado percebendo o diferencial da nossa entrega, que é focada na produção de conteúdo aprofundada e estratégica.
4 - Em sua visão, quais características diferenciam uma liderança eficaz dentro da área da Comunicação e do Marketing?
Sempre falo que, para trabalhar com Comunicação e Marketing, o ambiente precisa ser estimulante e contribuir com a criatividade. Não adianta exigir estratégias criativas em um ambiente pesado, sem pessoas felizes nele. Então, na minha visão como líder, busco um diálogo aberto e fácil, um ambiente leve e acolhedor, além de liberdade criativa, com foco na construção dos saberes em equipe e na valorização do resultado coletivo.
5 - Quais são os seus planos para os próximos cinco anos?
Além de aumentar a nossa relevância nacional, atuando diretamente com grandes marcas, estamos com projetos focados no posicionamento digital de C-Levels. A ideia é que, no início de 2026, estejamos com toda a metodologia organizada para colocar o projeto em prática por todo o Brasil.