Cinco perguntas para Rafael Martins

Profissional é fundador do Share, ecossistema de educação em Comunicação

Rafael Martins, CEO na empresa Share

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Rafael Martins. Nasci em Porto Alegre. Trabalho desde os 15 anos, quando comecei como office boy. O salário me ajudava a pagar meus cursos de informática, que me auxiliaram a, logo em seguida, começar a dar aulas sobre este mesmo assunto, o que fiz por 12 anos, em diferentes escolas, em alguns estados. Em 2013, criamos o Share, uma empresa de educação para o mercado de Comunicação. De lá para cá, já realizamos muitos projetos, cursos, eventos, aulas, palestras, formando mais de 17 mil alunos em todas as regiões do Brasil.

2 - Como surgiu a ideia de criar o Share?

O Share foi criado pela necessidade que o mercado tinha na época de entender e trabalhar com ferramentas e novas formas de fazer comunicação, agora mais digital e dinâmica. Buscar qualificação era um desafio, ainda mais se morasse fora do eixo Rio/São Paulo. Por isso, iniciamos nossos primeiros eventos fora, levando conteúdo de qualidade e qualificação para os profissionais do mercado.

3 - Como está o andamento do Clube Share?  

O Clube Share está entrando na fase três, a qual teremos novos benefícios que vamos lançar no início de abril para os assinantes. Todos os meses temos dezenas de novos cadastros e com melhorias constantes. O site foi criado seguindo uma tendência mundial chamada 'lifelong learning', que faz parte da premissa de que nunca podemos parar de estudar, o que nos faz garantir isso aos assinantes, através de cursos, aulas, palestras e formações completas. A repercussão foi muito positiva, o retorno está sendo incrível e supre uma falta constante de atualização deles de forma dinâmica. O próximo passo agora será o lançamento de seis novos benefícios, os quais também lançaremos em abril.

4 - Devido à crise causada pelo novo coronavírus, o que esperar da Comunicação nos próximos anos?

A Comunicação se move de acordo com o que é relevante para as pessoas e a sociedade como um todo. Com novos comportamentos e mudança cultural, ela precisa mudar nestas direções. Entender comportamento humano sempre foi e sempre será o desafio dos profissionais da área. Entender de tecnologia e como isso impacta o dia a dia das pessoas é o desafio futuro e presente do mercado. Grandes discussões prevejo que virão, como uso de dados, saúde mental, uso de tecnologia e relevância das marcas perante os consumidores e o que de fato moverá o ponteiro do consumo. Enxergo um mercado mais tecnológico, mas sem perder o olhar criativo que tanto nos prende a atenção.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos? 

Estamos 100% focados em criar o maior projeto de educação on-line, com o objetivo em formações completas e preencher gaps de aprendizado, que é o nosso projeto chamado Clube Share. Recebemos em setembro de 2020 um aporte financeiro para validar este programa, que deu muito certo, e agora estamos estruturando tudo para dar tração e, logo em seguida, escalar para milhares de pessoas. Em cinco anos, o projeto vai estar consolidado e já rodando em outros países.

Comentários