Notícias

Cinema na rua para questionar o jeito de ver

Mostra “Noutras Janelas” faz uma prévia do CineEsquemaNovo em Porto Alegre

Nesta quinta-feira acontece a terceira e última sessão prévia da Mostra Noutras Janelas – evento que propõe a discussão do cinema fora da sala de cinema. Desta vez, a projeção será em apartamento na Rua Venâncio Aires, no bairro Bom Fim. Nesta mostra, filmes de Cao Guimarães, cineasta premiado no CineEsquemaNovo 2004 com o curta “Da Janela do Meu Quarto”, serão projetados pelas ruas e vistos através da arquitetura da cidade. Concorrendo com a iluminação urbana, com os sons do trânsito e dos bares, a transmissão na rua ajuda a completar o foco de questionamento sobre o cinema proposto pelo CineEsquemaNovo 2006 – mostra que acontece em Porto Alegre de 8 a 14 de maio.

O CineEsquemaNovo (CEN) é reconhecido pelo circuito brasileiro de festivais desde sua edição de estréia, em 2003, por ter sido uma das primeiras mostras do país a derrubar a distinção formal entre cinema, vídeo e digital, promovendo novas mídias como formatos cinematográficos legítimos e autônomos. Todos os suportes, do 35mm e suas variações até uma produção feita em um telefone celular, são aceitos. Sem o interesse de oferecer respostas definitivas sobre o futuro da imagem, o CEN apenas traz à tona uma nova realidade: a possibilidade concreta de renovação da linguagem audiovisual proporcionada pela tecnologia.

Este ano, 140 filmes estarão em cartaz, em 83 sessões diferentes, durante a terceira edição do CEN. As mostras acontecem na Sala PF Gastal, na Usina do Gasômetro, no Santander Cultural, na Sala Redenção / Cinema Universitário, localizada no campus central da Ufrgs, no auditório da ESPM, no auditório da Famecos, no auditório da Fabico e em pontos públicos da cidade.

Para sua versão de 2006, o CEN recebeu 814 curtas e médias e 26 longas-metragens para seleção, que resultaram nos 84 filmes destacados para as três mostras competitivas (Curtas, Longas e Sala de Aula). São criações vindas de 12 Estados da federação e cinco países (no caso, produções de brasileiros no exterior).

Para ler mais informações sobre o festival acesse

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.