Os vídeos postados na internet agora poderão participar de um festival nacional. Iniciativa da empresa 18 Cinema e Marketing, o Movieflex Festival tem o objetivo de contemplar e dar espaço para a geração do mundo digital. O concurso dará R$ 100 mil em prêmios aos filmes vencedores. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site do concurso, até 15 de setembro. Os finalistas serão divulgados no último final de semana de outubro, com exibições em salas de cinema com a presença do júri e do público. O evento é aberto para todos os tipos de vídeos, independentemente da duração, tema ou aparelho usado para a captação de imagem. Podem participar desde brincadeiras, paródias, produções, panfletos culturais e políticos, animações, entre outros.
Os organizadores estão apostando em uma grande adesão ao festival por atingir a chamada geração Y. “Trata-se de uma geração que criou novos conceitos e estilos de vida, e principalmente uma forma nova de processar a mente, a memória, a associação de ideias e a percepção de mundo”, enfatiza o diretor de cinema e jornalista Sérgio Lerrer, fundador da 18 Cinema e Marketing. A ideia da iniciativa é oferecer um ambiente de renovação, de criatividade e de compartilhamento técnico. Segundo Sérgio, a prioridade do festival é a celebração do audiovisual como força de expressão e reinvenção de moda, comportamento e livre pensar.
Todos os vídeos inscritos poderão ser conferidos e votados no hotsite do concurso e no You Tube. Serão dois os critérios levados em conta para a pré-seleção e etapa final nos cinemas: os filmes mais clicados no site ganharão peso de 30% em seu critério de escolha, sendo que o mais votado receberá uma “Menção Especial” no dia de premiação. Os 70% restantes de peso para a escolha caberão à comissão de pré-seleção, que levará em conta aspectos como surpresa temática, contundência narrativa, ideia original, inovação temática, inovação técnica, capacidade intelectual, êxito narrativo e êxito de comunicação.
Os vídeos finalistas serão apresentados entre 28 e 30 de outubro, em exibições nas novas salas de cinema do Circuito Espaço Unibanco/Arteplex, em São Paulo, com a presença do público e do júri, composto por críticos de cinema, jornalistas e profissionais da área de audiovisual. Os vencedores dividirão R$ 100 mil em prêmios, a serem entregues em dinheiro, veículos, passagens aéreas e estadias, cursos de qualificação, equipamentos e mercadorias. O festival contemplará as categorias Voto Popular, Prêmio Especial do Júri, Criatividade, Direção e Elenco. Os ganhadores percorrerão o Brasil na mostra itinerante Movieflex, que será apresentada nas capitais brasileiras. Também serão apresentados nas TVs por assinatura e na internet.

