Colegas, veículos e entidades de Comunicação lamentam a morte de Voltaire Porto

Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo também se solidarizou com a família

Amigos e entidades lamentam a morte de Voltaire Porto - Crédito: Reprodução

O falecimento do jornalista Voltaire Porto, ocorrido na noite desta terça-feira, 13, afetou colegas de profissão, veículos de Comunicação e entidades representativas da imprensa, que se pronunciaram por meio de notas ou posts nas redes sociais. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também manifestou solidariedade à família. Em consideração ao profissional, hoje, 14, o 'Bom Dia', programa que ele apresentava na rádio Guaíba, não foi ao ar. Uma programação instrumental rodou no horário da atração.

"Meu profundo pesar pelo falecimento do jornalista Voltaire Porto, um amigo do peito de tantas jornadas. Tristeza imensa. Que a família encontre forças para superar esse momento de dor", escreveu o chefe do Executivo Municipal no Twitter. Quem também postou na plataforma foi o atual âncora do 'Balanço Geral', programa que foi comandado por Voltaire, Samuel Vettori. O apresentador disse estar chocado com o que aconteceu. "Conheci o Voltaire faz alguns quantos anos! Estávamos trabalhando por empresas diferentes. Depois fomos colegas por outros quantos anos. Hoje o meu amigo partiu. Vou lembrar dele assim: alegre, divertido! Vai em paz, meu amigo!", registrou com uma foto ao lado do jornalista.

Repórter de Zero Hora, GZH e do Grupo de Investigação da RBS (GDI), Carlos Rollsing demonstrou tristeza com a partida precoce do colega: "Nos conhecemos em 2009, quando eu era repórter do Correio do Povo e ele da rádio Guaíba. Ficamos amigos, fomos vizinhos, fizemos churrascos, demos risadas. Um apaixonado pelo jornalismo. Vai em paz, Voltaire." Gerente de Jornalismo do Correio do Povo, impresso do Grupo Record, Jonathas Costa também declarou: "Com profunda tristeza e consternação recebemos a confirmação da morte do jornalista Voltaire Porto".

Veículos se manifestam

Além do Rio Grande do Sul, a notícia repercutiu em veículos de Comunicação de diferentes estados do Brasil, entre eles Correio Braziliense, Globo e UOL. No Estado, ainda ontem à noite, a Guaíba postou uma nota no site, na qual destaca Voltaire como um "profissional versátil, dono de uma espontaneidade ímpar e detentor do dom da Comunicação, o jornalista tinha uma audiência cativa". No portal do CP, o Grupo Record também se pronunciou, salientando as qualidades do comunicador, e finalizou: "Os amigos e colegas se solidarizam com a família neste momento de profunda dor".

A RDC TV destacou a contribuição do apresentador para a história do Jornalismo gaúcho, "atuando brilhantemente na TV e no rádio". A rádio Pampa, por onde Voltaire também passou, falou sobre a dedicação do jornalista e manifestou condolências: "Lamentamos profundamente a perda de tão amado colega e excelente profissional."

Entidades se pronunciam

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) publicou uma nota no site, em que traz o depoimento da vice-presidente, Carla Seabra. A jornalista, que atuou ao lado de Voltaire no 'Cidade Alerta RS' e no 'Balanço Geral', afirmou que o profissional "era uma pessoa de coração enorme, amoroso, super dedicado à família, um colega muito querido, amava o que fazia, era apaixonado pelo 'Cidade Alerta', mas o xodó dele era mesmo o 'Balanço Geral' de sábado."

Carla ainda pontuou que "o Rio Grande do Sul perde um excelente jornalista, os amigos ficam sem a alegria dele e a televisão do nosso Estado mais pobre. A família dele vai precisar de muito apoio e carinho de todos os amigos e colegas". Em post no Facebook, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) também lamentou o que chamou de "perda precoce" e destacou os locais por onde Voltaire Porto atuou.

Confira as notas de pesar e mais manifestações nas redes sociais:

Rádio Guaíba

A Rádio Guaíba lamenta profundamente a morte do jornalista e apresentador Voltaire Porto, ocorrida nesta terça-feira.

Voltaire comandava o programa 'Bom Dia', um dos mais tradicionais da grade da emissora, entre segunda e sexta-feira, das 5h30min às 7h.

Profissional versátil, dono de uma espontaneidade ímpar e detentor do dom da comunicação, o jornalista tinha uma audiência cativa.

Os amigos e colegas se solidarizam com a família neste momento de profunda dor.

RDC TV

A RDC TV lamenta o falecimento do jornalista e apresentador Voltaire Porto, ocorrido na noite desta terça-feira (13). 

O apresentador contribuiu muito com a história do jornalismo gaúcho, atuando brilhantemente na TV e no rádio. Atualmente, apresentava o 'Bom Dia', na Rádio Guaíba. 

Manifestamos toda a nossa solidariedade à família e aos amigos neste momento de dor.

Rádio Pampa

O jornalista gaúcho Voltaire Porto faleceu em sua casa no bairro Jardim Itu, em Porto Alegre, na noite desta terça-feira (13). 

Com passagem pela TV Pampa, onde era muito querido e sempre desempenhou excelente trabalho, Voltaire foi o emblemático apresentador do 'Cidade Alerta' durante 10 anos, e, recentemente, comandava o programa 'Bom Dia', da rádio Guaíba.

Lamentamos profundamente a perda de tão amado colega e excelente profissional.

Sindjors

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul - SindJoRS, com grande pesar, comunica a morte do jornalista Voltaire Porto, nesta noite (13/12). O corpo do comunicador foi encontrado por familiares e as circunstâncias ainda não foram informadas. Ele havia trabalhado normalmente pela manhã, na Rádio Guaíba. 

A morte aconteceu por volta das 20 horas, no bairro Jardim Itu, onde Voltaire morava com a esposa Kamilla, com quem era casado desde 2008, e três filhos pequenos, uma menina e dois meninos. Familiares teriam encontrado o jornalista já sem vida.

Formado em jornalismo pela Ulbra, Voltaire Porto era natural de Porto Alegre. No último dia 03 de novembro completou 47 anos. Ele trabalhou na Record TV RS por 15 anos, onde foi repórter policial e apresentador. Desde a estreia do 'Cidade Alerta', em 2016, ficou à frente do programa e, eventualmente, também apresentava o 'Balanço Geral'. Foi ele quem insistiu na construção de um piquete, no pátio da Record, no Morro Santa Teresa, de onde passou a apresentar o 'Balanço Geral' de sábado, quando reunia música, danças gaúchas, brincadeiras, churrasco, um formato bem diferente. O próprio Voltaire chamava o programa de Voltaire Porto Show, "puro bagualismo e puro chucrismo", bordão que repetia sempre. Na rádio Guaíba, foi parceiro de diversos apresentadores no jornalístico matutino 'Bom Dia'.

De acordo com pessoas próximas, desde que havia saído da Record TV RS, em março de 2022, quando voltou de férias, ele estava deprimido. Poucos minutos após a morte, amigos e colegas, além de fãs e vizinhos do comunicador se manifestaram nas redes sociais. A 1ª vice-presidenta do Sindjors, Carla Seabra, trabalhou com Voltaire, no 'Cidade Alerta RS' e no 'Balanço Geral'. De acordo com ela, "Voltaire era uma pessoa de coração enorme, amoroso, super dedicado à família, um colega muito querido, amava o que fazia, era apaixonado pelo 'Cidade Alerta', mas o xodó dele era mesmo o 'Balanço Geral' de sábado. Acredito que o fim do programa no formato que ele havia criado e, depois, a demissão da TV, tenham afetado muito a saúde emocional dele". E continua: "uma lástima, o Rio Grande do Sul perde um excelente jornalista, os amigos ficam sem a alegria dele e a televisão do nosso Estado mais pobre. A família dele vai precisar de muito apoio e carinho de todos os amigos e colegas".

ARI

A Associação Riograndense de Imprensa lamenta a perda precoce do jornalista Voltaire Porto, aos 47 anos. Voltaire trabalhou na Record TV RS por 15 anos, onde foi repórter policial e apresentador. Atuou em parceria com outros colegas em programas matutinos da Rádio Guaíba. Formado em jornalismo pela Ulbra, era natural de Porto Alegre. 

André Machado

José Fortunati

Nando Gross

e

Ananda Müller

Comentários