Coletivo de jornalistas de todo o Brasil lança portal com olhar feminista

'Firminas' conta com a colaboração da gaúcha Francine Malessa

Francine Malessa, jornalista gaúcha que integra o 'Firminas'

Chega ao mercado uma nova plataforma de notícias. O portal 'Firminas' é iniciativa de um coletivo independente de jornalistas mulheres do país inteiro, incluindo a gaúcha, mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos, Francine Malessa, head de Conteúdo na Faro Comunicação Estratégica. O nome é uma homenagem à escritora maranhense do século 19 Maria Firmina dos Reis.

A iniciativa pretende 'traduzir' informações sobre diversos temas do universo feminino. O coletivo visa a divulgar ações de mulheres, sejam elas cisgêneros ou transgêneros. Em pesquisa, o grupo descobriu que seu público é formado principalmente por mulheres de 36 a 50 anos ,que já consomem notícias online, mas que anseiam por um recorte editorial feminista nos portais que acessam.

"Um dos diferenciais é a linguagem acessível e diversa, que tem por objetivo informar a um público amplo e fortalecer a causa feminista, por igualdade, contra a violência de gênero e por direitos para as mulheres", destaca Elara Leite, uma das integrantes do portal. Profissionais de Comunicação, com experiência em diferentes áreas, compõem o 'Firminas'. 

A base para o portal é um modelo de produção que segue tendências de economia circular e cooperativa, além de ressaltar a descentralização do eixo Rio-São Paulo. "Nossa presença em outras regiões e no interior imprime pluralidade ao nosso trabalho", pontua a jornalista do Coletivo Flávia Crizanto. O grupo ainda planeja tornar-se uma cooperativa, em breve.

Lives de lançamento

A celebração do lançamento do 'Firminas' está sendo realizada com uma série de lives que marcam o Mês da Mulher. Sempre às 19h, no Instagram e no Facebook, jornalistas do Coletivo entrevistam mulheres sobre temas diversos. Confira a programação de transmissões ao vivo:

5/03 - Fernanda entrevista a roteirista, poeta e artista de rua, Célia Helena, sobre 'Mulheres & cultura'

6/03 - Elara Leite entrevista a fundadora do coletivo CFEMEA, sobre 'Saúde e autocuidado: aspirações e inspirações'

7/03 - Aline Melo entrevista a terapeuta e sexóloga Erika Oliveira, sobre 'Os prejuízos da pornografia para as mulheres'

8/03 - Helô Aguieiras entrevista Semayat Oliveira, jornalista do 'Nós, Mulheres da Periferia' e repórter do Jornal da Cultura

10/03 - Aline Melo entrevista a doutora em Ciências e doula Deborah Delage, sobre 'Violência obstétrica e os desafios para o parto normal no Brasil'

Comentários