Com colaboração de gaúchos, CAMP lança primeiro livro

'Marketing Político no Brasil' reuniu 50 autores, entre associados e convidados da entidade

Livro reúne 50 autores - Crédito: Divulgação

O Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP) anunciou o lançamento do seu primeiro trabalho editorial. Com o objetivo de priorizar a multiplicidade e experiência dos associados e convidados, a entidade reuniu depoimentos e considerações de 50 autores na obra 'Marketing Político no Brasil'. Entre os participantes, os gaúchos Cassiano Sampaio, Cleber Benvegnú, Fábio Bernardi, Gabriel Côrrea, José Fuscaldo e Tânia Moreira colaboraram com a publicação.

O intuito é que o livro possa ser utilizado de forma atemporal, como referência para todos os profissionais da área, além de candidatos, assessores, advogados eleitoralistas, jornalistas que cobrem política, estudantes e demais interessados. Em conversa com a reportagem do Coletiva.net, o presidente do Camp, Bruno Hoffmann, salientou que a publicação é a primeira sobre a temática no mercado brasileiro. "É uma obra única, que vem com o objetivo de transmitir conhecimento, sem defesa de nenhum lado político", pontuou.

Ele ainda explicou que o conteúdo passa pelos principais eixos do Marketing Político, desde o planejamento, a pesquisa, a criação de campanhas, o contato com o eleitor, até a Comunicação permanente em governos. "Pensar nesse trabalho feito junto às gestões vigentes é um compromisso com a ética e faz parte do combate a fake news", justificou. 

Bruno também ressaltou o caráter simbólico da obra para a união dos profissionais da área. "Queremos nos reapresentar à sociedade e mostrar como essa atividade é importante para o sistema democrático", finalizou. Com 428 páginas, a obra começou a ser produzida em dezembro de 2020 e levou 17 meses para ficar pronta. A publicação do livro ficou por conta da editora Geração Editorial e já está disponível para compra na Amazon, nas versões física e digital.

Sobre os autores gaúchos

Natural do Rio Grande do Sul, mas radicado no Distrito Federal, Cassiano Sampaio é jornalista e acumula passagens pela Globo News, pelo SBT Brasil e pelo Jornal do Comércio. Também participou de quatro campanhas presidenciais e é senior partner da Esplanada Comunicação Estratégica. Cleber Benvegnú é jornalista, advogado, sócio-fundador da Critério - Resultado em Opinião Pública e comentarista do Grupo Bandeirantes. Foi secretário de Estado da Comunicação e chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul.

Fábio Bernardi é publicitário e vice-presidente do Camp. Coordenou mais de 15 campanhas eleitorais majoritárias, entre elas a do ex-governador do Estado, Eduardo Leite. Gabriel Côrrea é marketeiro, cinéfilo, colecionador de quadrinhos, surfista e otimista. José Fuscaldo é membro-fundador do Camp, jornalista, publicitário e presidente da agência Moove. Já coordenou campanhas para governadores, deputados e vereadores gaúchos. Tânia Moreira é jornalista e atual secretária de Comunicação do Rio Grande do Sul. Especialista em media training e oratória, ela fez mais de 13 campanhas majoritárias na área de rádio e TV.

Comentários