Com edição de jornalista gaúcha, 'No Epicentro' é finalista do Prêmio Roche

Juntamente com a equipe da Lupa, a CEO da agência, Natália Leal, concorre na categoria Jornalismo Audiovisual

Projeto teve edição da jornalista gaúcha Natália Leal - Reprodução

Tem gaúcha entre os finalistas do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. É a jornalista Natália Leal. A diretora executiva da Lupa atuou como editora no projeto 'No Epicentro'. O aplicativo para celular que simula para o leitor como ficaria sua vizinhança se todos os mortos por Covid-19 se concentrassem por perto do internauta, está na disputa pela categoria Jornalismo Audiovisual.

Desenvolvido em parceria com a Google News Initiative, o trabalho foi premiado, em março deste ano, com a medalha de bronze na 42ª edição do Best of Digital News Design da Society for News Design (SND). O site apresenta um raio de mortes exibido ao redor da localização informada pelo visitante e conforme a quantidade de pessoas que vivem próximas a ele.

Para definir o tamanho desse raio, o aplicativo usa a população que vive dentro de cada setor censitário do Brasil. Para tanto, a plataforma utiliza o número de óbitos divulgado pelo Brasil.io - grupo de voluntários que reúne dados dos boletins epidemiológicos estaduais desde o início da pandemia.

Jornalista gaúcha Natália Leal é CEO da Lupa Crédito: Reprodução

 

Além de Natália, compõe a equipe: Alberto Cairo (Consultoria), Gilberto Scofield Jr.(Divulgação), Rodrigo Menegat (Dados e narrativa), Tiago Maranhão  (Desenvolvimento) e Vinicius Sueiro (Design e desenvolvimento), com apoio de Marco Tulio Pires e Simon Rogers, do Google News Initiative. Eles disputam a distinção com trabalhos do Diário El Comércio (Peru) e de Chicas Poderosas (Argentina).

Ainda dois projetos brasileiros estão na final. A  Agência Retruco, de Pernambuco, concorre com 'Dependências - fé, poder e dinheiro no tratamento do uso abusivo de drogas no Nordeste do Brasil', na categoria Jornalismo Escrito. O especial 'Pandemia', produzido pelo podcast 37 Graus em parceria com a Folha de S.Paulo, está na Cobertura Diária

Os vencedores nas três categorias, assim como os autores dos trabalhos que vão receber as menções honrosas em Jornalismo de Soluções e Cobertura Jornalística da Covid-19, serão conhecidos em uma cerimônia virtual em 28 de outubro. Mais informações sobre o Prêmio Roche no site da distinção.

Comentários