A Páscoa deste ano deve gerar um crescimento entre 7,5% e 8,5% sobre igual período, ao comércio do Rio Grande do Sul. O índice representa não só a venda de chocolates e derivados, mas principalmente a procura por presentes alternativos, como jogos, brinquedos, roupas, calçados e livros infantis. “Estes produtos estão entre os aqueles que devem receber o interesse dos consumidores para acompanhar o tradicional chocolate”, comenta Vilson Noer, presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). A projeção foi obtida a partir de pesquisa realizada com 130 entidades do interior do Estado.
Conforme o levantamento, dos consultados, 94,8% acredita no aumento das vendas. Para 51,3%, a preferência irá recair sobre peças de vestuário infantil e juvenil, seguido de brinquedos (10,3%). Para 53,8% dos participantes à pesquisa da AGV, o valor médio das compras deve ficar entre R$ 50 e R$ 100. “Este é um valor bastante acessível e dentro de uma média de gastos com presentes para a data. O consumidor, entretanto, vem buscando alternativas duráveis para consumir na Páscoa e o mercado oferece um grande número de alternativas”, comenta Vilson.
O estudo também indicou o índice de empregabilidade para o setor durante o período de Páscoa. Da cerca de 23 mil empresas representadas pela AGV, 28,20% consideram que deixaram/deixam de contratar funcionários por falta de mão de obra em sua região ou por falta de qualificação. Para Vilson, o reconhecimento da importância do comerciário para o desempenho da atividade e a desoneração da folha de pagamento para empresas estão entre os fatores responsáveis pela estabilidade do emprego no comércio gaúcho.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial