Compol se encerra com painel sobre Social Media Gov

Última palestra do evento foi ministrada por Rodrigo Abella, criador de plataforma de benchmarking

13/03/2024 18:30
Compol se encerra com painel sobre Social Media Gov /Crédito: Reprodução

Criador da Social Media Gov, plataforma de benchmarking de Comunicação exclusiva para o setor público, Rodrigo Abella encerrou as atividades do Compol - Comunicação Política e Institucional, com palestra sobre a ferramenta. O evento trazido a Porto Alegre pela Critério - Resultado em Opinião Pública aconteceu entre esta terça-feira, 12, e quarta-feira, 13, no Instituto Ling.

A partir da plataforma, os comunicadores públicos conseguem filtrar e ter um panorama sobre quais foram os principais conteúdos publicados por canais governamentais brasileiros. Além disso, o sistema também monitora publicações da imprensa nacional e internacional, para identificar os temas mais engajados. 

Como exemplo, Rodrigo trouxe uma filtragem sobre os posts de órgãos governamentais gaúchos que mais geraram interação em 2024. Como resultado, a publicação com mais audiência falava sobre as fortes chuvas que atingiram o Estado em janeiro. ?Em um ano eleitoral, conseguimos identificar que este assunto será um ponto de referência para o pleito. É um termômetro bem claro sobre o que está acontecendo e a partir daí podemos montar a nossa estratégia?, mostrou.

O palestrante também deu um panorama sobre os conteúdos que mais geram engajamento. Um dos principais pontos suscitados por ele é a necessidade em ser autêntico, utilizar-se de estratégias que deram certo com outras instituições, mas de forma adaptada ao público-alvo. 

Por outro lado, o que pode ser maléfico para uma boa comunicação é o descuido com os materiais. De acordo com Rodrigo, vídeos e fotos que vão ao ar com baixa qualidade tendem a não serem vistos, embora o excesso de direção de arte também pode gerar um efeito negativo: ?tem que ter um pouco de naturalidade?.

?Gratificante?

Cleber Benvegnú, sócio-fundador da Critério, ao fim do Compol, subiu ao palco para agradecer ao público e encerrar, oficialmente, o congresso. ?A presença de todos vocês, sobretudo, é uma grande demonstração de carinho com uma instituição como a nossa. Fazer um evento como esse dá muito trabalho, mas é extremamente gratificante?, concluiu.

Saiba mais:

Compol se inicia com discussões sobre mudanças no Marketing Político

Compol: Marcelo Pires fala sobre estratégias para criação de jingles

Tarde no Compol é marcada por painéis que discutem futuro da Comunicação Política

Jornalistas gaúchos sobem ao palco na segunda tarde do Compol

O Compol - Comunicação Política e Institucional é um dos principais congressos de Comunicação Política e, além de Porto Alegre, acontece nas capitais Goiânia, Manaus, Palmas e Salvador. Marca da Bn3 - Marketing Baseado em números, Fepese, PostPúblico e NinaLab, o encontro é destinado a jornalistas que cobrem política, assessores de imprensa de agentes políticos, profissionais do Marketing e comunicadores em geral, além de políticos e aspirantes à vida pública. 

No Rio Grande do Sul, o evento chega assinado pela Critério - Resultado em Opinião Pública, com patrocínio de Corsan, Di Paolo e Ecosul, durante a terça-feira, 12, e a quarta-feira, 14, no Instituto Ling. Com uma série de painéis sobre o mundo da Comunicação Política, o encontro tem cobertura de Coletiva.net.