Faltando 400 dias para a realização da Copa do Mundo de 2014, o governo do Rio Grande do Sul divulgou que investirá cerca de R$ 91 milhões no evento esportivo. Os recursos serão distribuídos em obras, qualificação profissional, melhoramentos e compra de equipamentos nas áreas de energia, segurança pública e turismo. O setor de energia elétrica ficará com a maior parte do valor, utilizando $ 73,1 milhões para melhorar suas redes de distribuição e transmissão no Estado.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) aumentou os investimentos em pessoal e material, além de firmar parceria com União para construir um centro de operações e monitoramento em Porto Alegre. Além disso, estão previstas 629 novas viaturas para este ano, somadas às 751 compradas no ano passado. Outro projeto importante é a montagem do Centro de Comando Integrado e de Controle (CICC) no prédio da Secretaria de Segurança Pública. O local, que receberá R$ 9,9 milhões em recursos federais, interligará os órgãos de segurança, mobilidade urbana e serviços durante o Mundial.
Já a Secretaria do Turismo investirá mais de R$ 18,3 milhões em infraestrutura e qualificação na área turística. A principal ação é o Programa de Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais. A iniciativa oferece cursos de capacitação em idiomas (Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais/Libras), turismo e segurança a policiais civis e militares, bombeiros, taxistas, comerciários, frentistas, motoristas, cobradores e guias turísticos.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial