O curta-metragem ‘Tormenta’, de Emiliano Cunha e Vado Vergara, participa da mostra competitiva do 60º Ann Arbor Film Festival, que acontece de 22 a 27 de março de 2022, nos Estados Unidos. Trata-se do mais antigo festival de cinema experimental da América do Norte e é um dos eventos qualificadores para o Oscar. Além disso, o filme já foi exibido no Festival de Cinema de Gramado e no Jihlava International Documentary Film Festival, na República Tcheca.
O enredo fala sobre Maria Flor, filha do diretor Emiliano, e de outras flores. O filme reelabora memórias registradas por dispositivos móveis e narra sensorialmente uma fábula, que conta a história de uma geração que nasce em um período turbulento no Brasil. “Nas texturas das imagens em baixa definição, buscamos a necessidade do estar perto, do deixar-se sentir. ‘Tormenta’ é uma carta póstuma de um pai vivo para uma filha, um diálogo com um amanhã ainda a florescer”, resumem os realizadores.
Ainda segundo os cineastas, o curta abraça o processo como forma de escrita audiovisual, como estética. “Tentamos nos afastar de algumas amarras que a produção industrial muitas vezes nos impõe”, explicam. “Era fundamental que os sons e imagens nos encontrassem. Para isso, era preciso fixar o olhar no próprio caminhar, de forma que o horizonte se desenhasse no gesto da criação”, concluem os diretores.
Ficha técnica:
Direção e Roteiro: Emiliano Cunha e Vado Vergara
Produção: Davi de Oliveira Pinheiro, Emiliano Cunha e Vado Vergara
Elenco: Maria Flor Fiori Cunha, Marilia Feix, Olivia Guerra
Imagem: Daniel Dode, Danilo Christidis, Edu Rabin, Emiliano Cunha e Vado Vergara
Arte: Emiliano Cunha e Vado Vergara
Trilha Sonora Original: Rita Zart
Montagem: Emiliano Cunha e Vado Vergara
Desenho de Som: Tiago Bello
Produção: Ausgang e Pocilga Filmes
Distribuidora: Pocilga Filmes
Cidade de realização do filme: Porto Alegre
Estado realização do filme: Rio Grande do Sul

