Dia Mundial da Voz: o que está por trás dos timbres e entonações dos jornalistas?

Coletiva.net conversou com comunicadores e especialista para saber dicas e cuidados com a fala

Portal realiza especial em homenagem ao Dia Mundial da Voz - Crédito: Reprodução/Canva

Sem a voz o telejornalismo viraria um jogo de adivinhações sobre o que se passa nas imagens transmitidas, enquanto o rádio tampouco existiria. Ela, que é o resultado da mistura de certas vibrações com as pregas vocais, é um instrumento fundamental para o trabalho de quem não relata a notícia por meio da escrita, mas que se vale da pronúncia de cada um dos fonemas para apresentar ao público as últimas informações. Aguda ou grave, impostada ou não: apresentadores, repórteres, comentaristas e narradores só atuam por causa dela. 

No Dia Mundial da Voz, comemorado nesta sexta-feira, 16, a equipe de Coletiva.net  convidou comunicadores gaúchos que trabalham em rádio e televisão a participar de uma brincadeira no Instagram: fazer o público adivinhar de quem são as vozes marcantes que aparecem nos stories da rede social. As respostas podem ser conferidas logo abaixo, assim como o resultado de uma conversa com a fonoaudióloga Rosane Mosmann, que passou dicas de cuidados com a fala. 

A voz deles, por eles:

Kelly Mattos 

"A voz é tudo no meu trabalho"

Não existe rádio sem voz, e eu já fiquei sem a minha. É assustador, porque a gente não consegue expressar as ideias através do meio rádio. Sem a voz, eu não conseguiria trabalhar em rádio. Ela tem, para mim, uma importância quase como se a minha vida estivesse modulada pela minha voz. É como se as histórias que eu contasse estivessem (e estão) moduladas pela minha voz. Ela que conta histórias tristes, impactantes, àquelas que infelizmente eu não gostaria de contar e, é claro, histórias com final feliz. Aliás, a minha voz se alegra. As pessoas dizem isso para mim. Elas percebem quando eu estou sorrindo através da minha voz. Acho que o rádio tem essa mágica, e esse é o nosso desafio: através da voz, conseguir imprimir emoção, verdade e muito jornalismo na nossa fala.

Cuidados:

Eu tenho uma fonoaudióloga e faço exercícios. Um deles se chama "finger kazoo", em que se coloca o dedo indicador perto da boca, como se fosse dar um beijo, e assopra. Mas também faço outros exercícios para soltar a língua e a fala. Tenho bastante cuidado, tomo muita água, e gosto de café, mas minha fono já disse que não devo tomar tanto. E, como tenho rinite, faço até uma limpeza nasal de manhã, para eu não ficar com a voz anasalada. Aliás, eu recomendo para todo mundo: fonoaudiólogo(a) é sempre muito importante! 

Magda Beatriz

"Eu vivo da minha voz, seja no rádio, seja na TV"

A tua comunicação se dá, principalmente, através da fala, que te mostra se estás nervosa, dá credibilidade ou não e também com o timbre de voz. Eu trabalhava de recepcionista, aos 17 anos, em uma locadora de automóveis, e tinha um cliente que, toda vez que falava comigo, elogiava a minha voz. Minha dicção e voz são minhas, porque nasci com isso e nunca fiz educação vocal. 

O cliente um dia disse que viria (até a empresa) para ver se o meu áudio combinava com o meu vídeo. Vês como é importante? Pode ser linda e maravilhosa e ter uma vozinha assim (fininha), que não vai a lugar algum e ninguém consegue ver que tu és bonita. 

Acho que a voz é uma característica e uma das marcas das pessoas. E eu, como comecei muito nova, minha voz contava e tinha credibilidade. Com o instrumento da voz tu chamas atenção ou não para a notícia e o que tu estás dizendo a partir do jeito que falas e o timbre de voz. 

Cuidados:

Três litros, no mínimo, de água por dia e de preferência não muito gelada, porque a hidratação da voz se dá com água. Não gritar, cuidar com o ar-condicionado, cuidado em época de gripe e mudanças de estação. Então, tem que estar sempre atenta. Procuro manter um nível de voz e tenho cuidado nas revisões, porque não posso ter calos vocais. Uma vez, fiquei com uma voz terrível, porque tive um problema emocional, que afetou a minha voz e mudou completamente a minha forma de trabalhar. Ela é o meu instrumento de trabalho, que a gente cuida como uma joia. 

  Mr. Pi (Éverton Cunha)

"Minha voz é minha natureza... primeiro veio ela, depois eu"

A minha voz é uma manifestação do meu EU de forma subjetiva, minha voz são minhas dúvidas, minhas certezas. Minha voz são minhas respostas e minhas perguntas, é o que dá existência de significado de quem eu sou e como estou. Ela é o meu pensamento manifestado de forma absoluta, mas permitindo a subjetividade. 

A minha voz é uma extensão de mim mesmo, seja da minha existência na forma emocional e mental, como também na forma corporal. Minha voz sou eu e quem eu estou, pra onde eu vou, de onde eu vim, o que eu quero, o que não quero, aquilo que desejo. Minha voz é minha existência, meu significado, o todo, por completo, é a manifestação da minha vida. A minha voz sou eu e eu sou a voz.

Cuidados:

Não faço nada para cuidar da voz. Já aconteceu de ficar sem voz duas vezes.

Na realidade, estas duas vezes foram antes de entrar no ar e eu me ausentei. Algumas poucas vezes, aconteceu de ficar rouco, e ter que encerrar um pouco antes, mas pela possibilidade do que sempre apresentei, isso pode ser transmitido de forma muito transparente, muito tranquila, dizendo: 'está sumindo a voz, está sumindo a voz', e terminar o programa. 

Sérgio Stock 

"Tenho muito cuidado e carinho com a minha voz"

A voz é de fundamental importância na minha profissão. Desde o início, quando comecei a fazer locuções, nos anos 80, ela sempre foi determinante para eu desempenhar um bom trabalho, o que me oportunizou seguir uma carreira de rádio e televisão. 

Cuidados:

Por incrível que pareça, os meus cuidados são bem básicos. A hidratação durante o dia é fundamental, procurar não ficar muito tempo em ambiente com ar condicionado também, pois prejudica as pregas vocais. Não posso gritar muito. Tenho que controlar a voz e não a alterar muito, como, por exemplo, em um grito de gol, pois pode me deixar rouco. Mantenho cuidados deste tipo.

Já tive problema sério com a voz. Há muito tempo, ocorreu um cansaço excessivo, em um período em que estava trabalhando demais. Fiquei afônico, tive que descansar por alguns dias para fazer bastante hidratação, e alguns exercícios vocais para poder retornar normalmente. 

Utilizo técnicas para exercitar e aquecer, principalmente para começar o dia e não ter problemas, como ficar com a voz de recém acordado. É como se fosse um alongamento, quando se fica muito tempo sem falar, é necessário exercitar. É muito importante realizar essas técnicas no dia a dia. 

Importância da voz

"Quem utiliza profissionalmente a voz precisa manter uma rotina de cuidados, pois dela depende a qualidade da comunicação", é o que logo salientou a fonoaudióloga Rosane Mosmann. A especialista entende que não basta os profissionais de TV e rádio terem uma voz saudável, mas é necessário que possam expressar o conteúdo de forma clara e verdadeira e, para tal, muitas vezes isso requer treinamento e cuidado. Por isso, destaca que, sem a devida atenção a estes cuidados com a voz, o jornalista terá dificuldades profissionais, à medida que sua capacidade de comunicar esteja prejudicada. 

Dicas da especialista

 
 
- É fundamental se manter bem hidratado durante o uso vocal, e nada melhor do que a água. Por isso: carregue um copo ou garrafinha, e vá monitorando a quantidade ingerida ao longo do dia. Importante também é evitar refeições muito pesadas antes de dormir, pois esse hábito pode provocar refluxo do conteúdo gástrico durante a noite, prejudicando as pregas vocais.
 
- Exercícios vocais são poderosas ferramentas para aprimorarmos nossa voz. Mas precisam sempre ser feitos com orientação. Cada pessoa tem algo a aprimorar na sua voz. E os caminhos não são os mesmos para cada um. Então, evite exercícios vocais sem prescrição. Mas cuide sempre da sua postura vocal ao falar, fale movimentando bem a boca e cuide a velocidade da fala.

Comentários