Dirigido por jornalista, documentário apresenta obra de Raul Ellwanger

'Cantata Sete Povos' estreou na Cinemateca Paulo Amorim

Documentário tem quatro capítulos - Reprodução

A Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana, recebeu, na última semana, a estreia do documentário 'Cantata Sete Povos', dirigido pelo jornalista gaúcho Omar Luiz de Barros Filho. Gravado no Rio Grande do Sul, na Argentina e no Paraguai, o filme apresenta a obra musical de Raul Ellwanger, dedicada à saga guarani e às missões jesuíticas no Estado. Com duração de 20 minutos, o primeiro episódio da produção está disponível no YouTube.

Com quatro capítulos no total, o vídeo inicial exibe o músico em diferentes situações que fazem parte do trabalho artístico e criativo. A obra tem como alicerce a suíte - forma de música instrumental - homônima 'Cantata Sete Povos', composta por 12 músicas criadas e interpretadas por Ellwanger. Nas canções, o artista narra a relação dos guaranis com os europeus e busca traduzir a saga desse povo em busca da 'terra sem males' - mito de um lugar onde não haveria fome, guerras ou doenças. 

Segundo o diretor, a proposta cinematográfica de 'Cantata Sete Povos' está apoiada em uma narrativa ágil, que oferece ao espectador uma "viagem musical ao passado, em busca de respostas a questões que ainda permanecem vivas e inquietantes". No filme, Ellwanger figura como personagem central e mediador desse processo. A obra é uma realização do Instituto Latinoamerica, com produção da Kino Kaos Filmes e Poética Produções. 

Comments