Durante um almoço com o ministro da justiça, Tarso Genro, em Brasília, entidades preocupadas com a liberdade de expressão no país e no Mundo divulgaram nesta quinta-feira o Manifesto pela Liberdade de Expressão. Participaram representantes da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Aner (Associação Nacional de Editores de Revista) e Centro de Referência sobre Liberdade de Expressão, além da Central de Outdoor. Foi decidida a adoção de uma ação unitária para condenar as tentativas de governos de passar por cima da democracia e fazer prevalecer seus próprios interesses.
Essas mesmas entidades participaram de um encontro sobre liberdade de imprensa, realizado pela ANJ e pela Unesco, na última terça-feira, 8, lembrando o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado dia 3 de maio.

