Documentário celebra os 40 anos do Natal Luz

Filme de Bianca Fioreze foi produzido em parceria com estudantes do EducaVídeo

23/08/2025 16:30 / Atualizado em 23/08/2025 20:54
Documentário celebra os 40 anos do Natal Luz /Crédito: Ticiane da Silva/Ag.Pressphoto

Realizado desde 1985, o Natal Luz é celebrado neste ano também no Festival de Cinema de Gramado. Completando 40 anos de existência na edição de 2025, ganhou um documentário que retrata a sua história, que contou com a parceria de estudantes do Educavídeo. "Foi muito lindo e encantador acompanhar eles e ver esse crescimento que eles tiveram todo esse aprendizado", contou a diretora da produção Bianca Fioreze, em discurso durante a exibição. 

A iniciativa do documentário teve parceria da Gramadotur e da Secretaria Municipal de Cultura, que financiam o Educavídeo. "Este é o momento de nós, gramadistas, agradecermos quem iniciou, quem teve a coragem de colocar em prática e fazer essa ideia maravilhosa", disse o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi. 

Desde 2011, o projeto cultural escola EducaVideo, leva estudantes para a produção audiovisual. Neste ano, trouxe a primeira Mostra de Cinema Estudantil. A exibição foi feita no Theatro Elisabeth Rosenfeld, dentro da Câmara Municipal de Gramado, e teve a participação dos alunos envolvidos na produção. "O Natal Luz cresceu, desenvolveu-se, tem uma segunda alta temporada e é reconhecida no Brasil inteiro por ter o maior festival natalino", apontou Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur.

A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.