Documentário Muito Além do Lucro tem pré-estreia no Encontro+B Amazônia 2025

Obra trouxe à tona reflexões sobre métricas, impacto e o papel das empresas na construção de uma economia mais justa e regenerativa

03/09/2025 18:30 / Atualizado em 04/09/2025 11:21
Documentário Muito Além do Lucro tem pré-estreia no Encontro+B Amazônia 2025 /Crédito: Agência Eyxo

O documentário 'Muito Além do Lucro', dirigido por Mara Mourão, ganhou pré-estreia nesta quarta-feira, 3, durante o 'Encontro+B Amazônia 2025', em Belém, no Pará. A obra trouxe à tona reflexões sobre métricas, impacto e o papel das empresas na construção de uma economia mais justa e regenerativa. Gravado em diferentes países, o filme mostra como negócios podem ser agentes de solução e não apenas de geração de lucro. 

Entre os trechos exibidos, uma das provocações mais fortes resume: ?A melhor forma de mudar o sistema é tornar o modelo atual obsoleto?. A produção também reforça que adicionar consciência ao capitalismo é reconhecer seus limites: ?É admitir que ele, sozinho, não dá conta dos desafios que temos?.

O documentário percorre a trajetória das transformações econômicas recentes, mas alerta que ainda prevalece um modelo predatório: De acordo com o filme, o capitalismo precisa estar sempre se reinventando. Ao passar da responsabilidade social ao ESG, mas seguindo preso a práticas predatórias. O que se espera agora é que seja mais inclusivo e equilibrado. Não basta trocar rótulos ? de valor compartilhado para ESG ou capitalismo consciente. São necessárias ações reais ou até mesmo de uma nova economia, com mais equilíbrio e menos desigualdade.

Os dados também aparecem como motor da reflexão. O filme lembra que, segundo o Pacto Global da ONU, seriam necessários 3,4 trilhões de dólares por ano para cumprir os ODS até 2030 ? apenas 1% do capital que circula no mundo. Por fim, a obra destaca o papel das novas gerações na transformação do mercado: ?As novas gerações já enxergam os negócios como parte da solução, não só como busca por lucro. Se podem gerar impacto negativo, também podem ? e devem ? ser fonte de impacto positivo. O capital é meio, nunca o fim?.

Coletiva.net e Agência Eyxo estão em Belém para cobrir o 'Encontro+B Amazônia 2025'. O evento, que se estende até sexta-feira, 5, Trata-se de um encontro no qual líderes empresariais, comunidades, organizações aliadas e cidadãos se reúnem com um propósito comum: transformar a realidade a partir do mercado, com impacto coletivo. O público pode conferir materiais nas redes de ambas as empresas