Notícias

Documentário resgata história da jornalista Gilda Marinho

Com direção de Alexandre Derlam e produção da Estação Filmes, curta-metragem “Gildíssima” estreia em novembro

noticia55672Referência em sua época, Gilda Marinho foi uma mulher moderna, cujo legado para a história do Jornalismo, da militância e da sociedade permanece na memória coletiva de Porto Alegre. Uma das primeiras mulheres a atuar na imprensa gaúcha, ela traçou uma trajetória na contramão de costumes tradicionais e conservadores. Sua história inspirou o documentário “Gildíssima”, produzido pela Estação Filmes e com estreia na capital gaúcha marcada para 1º de novembro.

Com direção de Alexandre Derlam, o curta-metragem resgata a história de uma mulher alegre, profissional, independente, que rompeu tabus e esteve “à frente de seu tempo”. A produção, com duração de 20 minutos, foi baseada na pesquisa histórica de Benito Bisso Schmidt. Financiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte), o filme traz depoimentos de personalidades que conviveram com Gilda, como Célia Ribeiro, Claudinho Pereira, Cláudio Bertaso, João Batista Marçal, Paulo Gasparotto, Roberto Gigante e Vitório Gheno. Em seu elenco, estão as atrizes Deborah Finocchiaro, Graça Garcia e Sinara Robin, que encarnam a protagonista em diferentes momentos de sua trajetória.

O diretor apostou em uma proposta poética para homenagear a jornalista. “Uma vez que a pesquisa indicou as fases/momentos da Gilda a serem retratados, nós partimos para a construção do roteiro. Desde o princípio pensamos um formato com tons requintados e visualmente atraente. Esteticamente, era necessário valorizar arte, fotografia, figurino e maquiagem”, explica. Ele destaca que Gilda ditou a moda na cidade, tornando-se um ícone. “O ensaio visual foi fundamental para realizar a construção do mito que buscamos fazer. O filme não é biográfico, mas sim uma reflexão a partir de memórias e do imaginário coletivo a respeito de Gilda Marinho”, observa.

O lançamento será realizado em duas sessões, às 18h30 e 19h30, Cine Santander Cultural, com entrada franca. Logo após, haverá um bate-papo com Alexandre Derlam, Benito Bisso Schmidt e Jânio Alves. O evento integra a programação da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Assista aqui ao trailer do filme.

FICHA TÉCNICA

Direção: Alexandre Derlam

Produção: Estação Filmes

Produtor Associado: Kiko Ferraz Stúdios

Roteiro: Jânio Alves

Direção de Fotografia: Pablo Chasseraux

Direção de Arte: Bernardo Zortéa

Figurino: Patrícia Pontalti

Música Original: Everton Rodrigues

Montagem: Drégus de Oliveira

Direção de Produção: Vivian Schaefer

Assistente de Direção: Guilherme Moreno

Colorista: Daniel Dode

Arte e Motion: Sid Rafael

Coordenação de Finalização: Nani Barreto

Edição de Som e Mixagem: Kiko Ferraz Studios

Produção Executiva: Laura Lautert e Rene Goya Filho

Financiamento: Fumproarte – SMC

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.