Documentário retrata música e territorialidade quilombola no RS

Em fase de finalização, filme foi gravado em comunidades da península do litoral norte gaúcho e registra os Ternos de Santos, festejo tradicional da região

Comunidade Quilombola de Casca - Sérgio Guidoux

Dirigido por Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux, o longa 'Canto Aberto' (título de trabalho) está em fase de finalização. Gravado nas comunidades quilombolas do Beco dos Colodianos, de Casca, e dos Teixeiras, em Mostardas, na península do litoral norte do Rio Grande do Sul, o filme registra os Ternos de Santos, festejo tradicional da região, e retrata a música e territorialidade dos agrupamentos no Estado.

Além das cantorias, a produção mostrará outros aspectos, como o plantio das sementes tradicionais de milho catete e feijão miúdo. As imagens foram captadas durante os meses de maio e agosto de 2021. Apesar do Terno de Reis ser o mais conhecido, as comunidades tradicionais realizam também os de Santo Antônio, São Pedro e São João, em seus respectivos dias. Os instrumentos característicos são gaita, violão, tambor e pandeiro. Na Comunidade da Casca, a única do município onde está viva essa tradição, canta-se, inclusive, o Terno de Santana.

Conforme explicam os cineastas, a fazenda que ocupava a região da Casca pertencia à Quitéria Pereira do Nascimento, que, em 1825, deixou em testamento a doação das terras a pessoas escravizadas que ali trabalhavam. Mas foi somente em 2010 que as famílias remanescentes conquistaram a titularidade de uma parte delas e constituíram a primeira comunidade quilombola rural a obter este reconhecimento no Estado.

Em fase de pós-produção, o documentário tem lançamento previsto para 2022. A realização é do Ponto de Cultura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mostardas, com produção da Meio do Mundo Filmes de Porto Alegre. O projeto foi executado pela Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Fundação Marcopollo - Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux

Produção: Bruna Giuliatti e Sérgio Guidoux

Produção Local: Tadeu Perciuncula

Direção de Fotografia: Ieve Holthausen e Sérgio Guidoux

Som Direto: Sérgio Guidoux e Tiziana Scur

Montagem: Isabel Cardoso e Sérgio Guidoux

Alimentação: Tatiane Mattos

Comentários