Em um movimento de união, Grêmio e Internacional juntaram forças para apoiar o Estado, em uma iniciativa que dará espaço publicitário nas camisetas dos times a empresas que auxiliem na reconstrução do Rio Grande do Sul. Intitulada Jogando Junto - Pela Reconstrução do RS, a ação já conta com aporte de R$ 28 milhões. Além disso, é discutida internamente pelos rivais a criação de uma camiseta que unirá a marca dos dois clubes na cor roxa - símbolo da iniciativa -, que resulta da mistura do azul e do vermelho característicos da Dupla Gre-Nal.
O movimento foi lançado na tarde desta terça-feira, 21, em transmissão realizada pelo YouTube. Durante a exibição, os CEOs de Grêmio e Inter, Márcio Pinto Ramos, e Giovane Zanardo, respectivamente, explicaram a mecânica da ação. Nela, os clubes cederão espaços para as marcas que participam da reconstrução do Estado nas camisetas de jogo até o fim do primeiro turno do Brasileirão.
Além disso, outros espaços de visibilidade, como meios digitais dos clubes, serão cedidos. Em forma de convite para que todos participem, a Dupla Gre-Nal também disponibilizará as propriedades de mídia para patrocinadores de outros times que queiram aderir à campanha e participar da reconstrução do Rio Grande do Sul. Ainda, as empresas que apoiarem a reconstrução do Estado poderão usar as marcas da ação em produtos.
Serão contempladas aquelas companhias que doarem produtos e/ou insumos diretamente para famílias, pequenas e médias empresas, e que concedam descontos, créditos e benefícios. Além delas, também poderão participar as que doarem quantias em dinheiro para entidades homologadas que farão o direcionamento dos recursos para viabilizar a retomada produtiva. Já na largada, o projeto conta com mais de R$ 28 milhões em investimentos, com a parceria de empreendimentos como CMPC, Eliane Revestimentos, Ipiranga, por meio do Instituto Ultra, Prato Fino, Socios.com, além de empresas da Associação Brasileira da Criptoeconomia, WAP, Atlas Eletrodomésticos e AWS.
A ação, tida como inédita na história dos clubes, é comemorada pelos presidentes da Dupla Gre-Nal. ?A causa, neste momento, é muito maior do que o futebol. Estamos falando de construir uma rede de parceiros e contribuir com a vida de milhares de gaúchos, em uma reconstrução que exigirá um grande esforço coletivo?, afirma o mandatário tricolor, Alberto Guerra.
O presidente colorado, Alessandro Barcellos, destaca a necessidade de utilizar as forças de Grêmio e Inter enquanto clubes para ajudar a população. ?É a importância do projeto, usar a relevância da rivalidade Gre-Nal para o bem, para auxiliar, para reconstruir o nosso Rio Grande do Sul. Por isso, fazemos um apelo às grandes empresas e outros clubes do País que joguem junto e ajudem o estado a se reerguer.?
Também estiveram presentes no evento de lançamento o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB); o vice Gabriel Souza (MDB); e também, o secretário-adjunto de Comunicação estadual, Alexandre Elmi.
A operacionalização dos donativos e produtos do Jogando Junto será feita pelas empresas participantes diretamente para iniciativas privadas e/ou públicas da sua escolha, garantindo maior transparência e agilidade. A Central Única das Favelas (Cufa) é a organização chancelada pelo movimento para orquestrar doações de marcas que não tenham escolhido uma iniciativa. Outras informações sobre como apoiar a ação podem ser consultadas no site oficial.