Edição 2020 da Noite dos Museus será virtual

O evento acontecerá em 5 de dezembro, com transmissão ao vivo

Edição de 2019 da Noite dos Museus - Divulgação/Igor Bandera/Fraga Work

Para evitar aglomerações devido à Covid-19, mas ajudar os espaços culturais de Porto Alegre prejudicados pela pandemia, a 5ª Noite dos Museus será virtual. O evento acontecerá no dia 5 de dezembro, a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube e pelas páginas de Instagram e Facebook do evento. Participarão mais de 20 atrações artísticas e 16 instituições gaúchas. 

Os espaços receberão a iluminação temática que já é característica do evento, e, desta vez, estarão fechados para visitação presencial. Conteúdos especiais serão criados sobre cada um deles, para serem exibidos ao público, além de performances gravadas e ao vivo. O público acompanhará shows musicais, intervenções de dança, além de entrevistas com artistas, gestores das instituições e outras personalidades da cena cultural brasileira.

A partir desta quarta-feira, 11, o público já pode adquirir a 'Coleção Noite dos Museus em Casa', que reúne uma série de obras e que terá o valor de vendas revertido em doações para os locais participantes. São 15 opções de kits, cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes, que incluem reproduções do acervo e da história desses espaços, um cartão com detalhes sobre a produção artística e a revista com conteúdos exclusivos do Noite dos Museus 2020. 

A campanha de divulgação da iniciativa inclui um material expositivo que ganhará a Capital, com reproduções de obras importantes dos acervos dos museus participantes, distribuídas em outdoors, ônibus, trens e diversas outras mídias móveis. O mesmo conceito já está sendo construído virtualmente com o portal Noite dos Museus, atualizado diariamente com conteúdos originais.  A organização ainda lançará o filtro #ArteNaCabeçaNDM para stories do Instagram e avatar do Facebook.

A 5ª edição do Noite dos Museus tem patrocínio de Sherwin-Williams e do Grupo Ultra, co-patrocínio da Sulgás, apoio do Farol Santander e da UCAN, realização do Instituto Noite dos Museus, Rompecabezas, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. O evento é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. Mais detalhes podem ser conferidos no site do evento.

Confira os museus participantes:

Casa de Cultura Mario Quintana

Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Cinemateca Capitólio

Farol Santander

Goethe-Institut

Museu da Brigada Militar

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Museu da UFRGS                                                                

Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

Memorial do Rio Grande do Sul

Museu Júlio de  Castilhos

Planetário Professor José Baptista Pereira

Pinacoteca Aldo Locatelli

Pinacoteca Ruben Berta

Comentários