Notícias

Edição de novembro do ‘Tambor da Aldeia’ destaca ataques e ameaças à imprensa

Relatório mensal também aborda as dezenas de processos judiciais envolvendo veículos de comunicação e jornalistas

A edição de novembro do ‘Tambor da Aldeia’ traz um compilado de matérias que envolvem os ataques e ameaças sofridos por profissionais em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Bahia (BA) e no Distrito Federal (DF). O boletim mensal destaca ainda os processos judiciais envolvendo veículos de comunicação e jornalistas. O relatório, que é produzido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), tem curadoria do jornalista e vice-presidente da ARI, Vilson Romero. 

No cenário gaúcho, o destaque é para a nota de repúdio divulgada pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), no caso ocorrido em 8 de outubro, quando um repórter da Rádio Jovem Pan News Litoral foi impedido de trabalhar. Ao tentar ouvir o secretário de Limpeza Urbana de Imbé, Jorge Souza, durante a apreensão de um veículo de uma prestadora de serviços do município, o empregado da emissora teve o celular retirado da mão pelo político. O telefone somente foi devolvido após contato com a Brigada Militar (BM).

Também é notícia a publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a indenização ao fotógrafo que perdeu a visão. Alex Silveira cobria ato de protesto em 2000 quando foi atingido por bala de borracha disparada por policial. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) entendeu que o profissional foi o culpado. Ele recorreu e, com placar de 10 votos a 1, os ministros do STF mandaram o Estado de São Paulo indenizá-lo.

Ainda na esfera judicial, voltou a repercutir a notícia de que um empresário de Santa Catarina, apoiador do Governo Federal, moveu mais de 60 ações judiciais contra a imprensa e críticos. No Rio Grande do Sul, a 8ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre condenou o administrador e comunicador Alexandre Appel, diretor do projeto ‘Consumidor RS’, a indenizar em R$ 10 mil a jornalista Kelly Matos, apresentadora da rádio Gaúcha, por veicular informação falsa na internet. Em uma publicação no Facebook, Appel, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, teria divulgado informações falsas sobre a vida privada de Kelly e sua moradia. Ele ainda teria vinculado o nome da jornalista a posicionamentos políticos contrários ao seu.

O destaque internacional fica por conta da conquista do Prêmio Nobel aos jornalistas Maria Angelita Ressa, das Filipinas, e Dmitry Andreyevich Muratov, da Rússia. Eles receberam a distinção pela ‘salvaguarda da liberdade de expressão’, a qual os promotores do prêmio definem como ‘pré-condição para a democracia em paz duradoura’. Além disso, a condenação sofrida pelo Estado colombiano, pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), pelos abusos sofridos pela jornalista Jineth Bedoya. Sequestrada, estuprada e torturada por grupos paramilitares em 2000, enquanto tentava entrar na prisão La Modelo de Bogotá, para realizar um trabalho para o jornal El Espectador, Bedoya teve o processo esquecido por mais de 20 anos. 

A ARI disponibiliza o e-mail [email protected] aos profissionais e estudantes da Comunicação Social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. As resenhas jornalísticas também podem ser conferidas no programa ‘Conversa de Jornalista’, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz.

 

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.