Após um ano de negociações, o British Medical Journal chega ao Brasil, a partir de uma iniciativa da Editora Artmed, de Porto Alegre. O jornal foi fundado em 1840 pelo BMJ Group, controlado pela British Medical Association, responsável por cerca de outras 30 publicações. O BMJ é um dos principais jornais de medicina geral em todo o mundo, sendo fonte de referência para a área. O evento de lançamento de sua edição nacional será na próxima segunda-feira, 28, às 19h30, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs),
A publicação será uma tradução literal do semanário inglês. A edição brasileira terá periodicidade mensal e reunirá uma seleção dos melhores artigos da versão original, adequados às necessidades da comunidade médica nacional. A idéia é capacitar médicos que não têm acesso permanente a este tipo de publicação, apresentando as mais modernas técnicas e pesquisas em curso no mundo. “Estamos seguindo uma tendência mundial da medicina baseada
Foram criados uma nova unidade de negócios e um conselho editorial específico para a publicação, encabeçado por Luiz Nasi, com Gilberto Schwartsmann, Elvino Barros, Mirela J. Azevedo, Pedro do Prado Lima, Ricardo Kuchenbecker e Gustavo Barão. O grupo também pretende disponibilizar uma versão online do BMJ nacional no endereço www.bmjbrasil.com.br , que trará o conteúdo integral da revista para assinantes e algumas matérias de acesso livre.
“A iniciativa de publicar o BMJ no Brasil é de extraordinária importância, pois trata-se de uma das mais sérias e conceituadas publicações médicas do mundo”, diz o médico e escritor Moacyr Scliar, que fará uma minipalestra no evento de lançamento.

