Eleições municipais: Grupo RBS intensifica cobertura e transmite último debate

GZH, Gaúcha, Zero Hora, RBS TV, Diário Gaúcho e Pioneiro ampliarão produção de conteúdo na reta final do primeiro turno

Primeira edição do debate drive-in - Mateus Bruxel

O Grupo RBS prepara uma série de conteúdos especiais na reta final do primeiro turno das eleições municipais, que acontece neste domingo, 15. De acordo com o conglomerado midiático, a cobertura jornalística será intensificada nos próximos dias em GZH, Gaúcha, Zero Hora, RBS TV, Diário Gaúcho e Pioneiro, com centenas de profissionais mobilizados para contar todos os detalhes da votação.  

Na noite desta quinta-feira, 12, às 20h, o grupo promove o último debate entre os candidatos a prefeito de Porto Alegre. Ele seguirá o mesmo modelo realizado pela Gaúcha anteriormente, quando os postulantes ao cargo participaram do embate direto de seus carros, no estacionamento da sede do Grupo RBS. Assim como na edição anterior, a mediação ficará por conta do jornalista Daniel Scola, e o programa será transmitido também em GaúchaZH, com imagens ao vivo dos bastidores. 

Já no fim de semana, desde a madrugada de sábado, 14, para domingo, 15, toda a programação da emissora será dedicada à cobertura eleitoral, levando informação, análise e opinião para os ouvintes. A rádio terá repórteres acompanhando os locais de votação em Porto Alegre e na Região Metropolitana, na Serra, Zona Sul, em Santa Maria, em São Paulo e em Brasília - onde acompanharão o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Superedição de Zero Hora e em GZH os leitores terão acesso ao serviço completo de votação, incluindo a lista dos candidatos a vereador na Capital e o mapa das pesquisas nas capitais brasileiras. 

Para o dia da eleição, GZH será abastecida constantemente com informações atualizadas de antes, durante e após a votação, das 6h às 22h, além análises e opinião dos colunistas sobre os resultados.  O público também poderá conferir, a partir das 17h, uma live em parceria com a Gaúcha, com imagens dos comitês eleitorais e dos jornalistas à frente da cobertura na rádio - Daniel Scola e Andressa Xavier, dos estúdios, bem como Antônio Carlos Macedo e Rosane de Oliveira, em teletrabalho. 

O resultado repercutirá também na segunda-feira, 16, quando está previsto o envio de uma newsletter exclusiva, pela manhã, com o compilado de todas as análises. Para receber o conteúdo, basta se inscrever aqui. Ainda nesse dia, Zero Hora dedicará grande parte do jornal para os desdobramentos da eleição, com foco em apresentar os resultados da disputa nas cidades com segundo turno, os primeiros colocados em Porto Alegre, as repercussões no Interior, o perfil dos eleitos da Câmara da Capital e o balanço dos resultados nos 50 maiores municípios e nas principais capitais do Brasil.

Na RBS TV, conteúdos de serviço e um panorama da corrida eleitoral na Capital serão exibidos ao longo da programação de sábado. No domingo, a partir das 7h, além de uma cobertura nos telejornais, a emissora também terá flashes ao vivo ancorados por Cristina Ranzolin e Carla Fachim, com a participação de repórteres em 17 cidades gaúchas com as informações sobre a movimentação em todas as regiões do Estado. 

No site do G1, haverá informações e apuração de votos em tempo real. Encerrando a cobertura, Elói Zorzetto apresentará um especial, após o Fantástico, com o resumo dos principais resultados pelo Estado, análises da colunista Rosane de Oliveira e o panorama das cidades em que haverá segundo turno.    

Os leitores do Diário Gaúcho encontrarão no jornal de sábado o serviço completo sobre a eleição, além de uma reportagem com moradores da Capital contando o que esperam do próximo prefeito. Na edição pós-votação, o jornal apresentará os eleitos ou em segundo turno de Porto Alegre e Região Metropolitana. 

Já os eleitores da Serra poderão conferir, na edição de sexta-feira, 13, do Pioneiro impresso e digital, uma declaração de próprio punho dos candidatos ao eleitor e uma reportagem com os principais pontos dos planos de governo de cada um. Ao longo do fim de semana, o digital vai informar a movimentação nas ruas e nas urnas da região. No domingo, será transmitida na Gaúcha Serra a votação em tempo real, com o anúncio dos primeiros resultados de cada prefeitura e cada Câmara, além de entrevistas com cada um dos 11 candidatos à prefeitura de Caxias. As Gaúchas Santa Maria e Zona Sul também terão equipe de reportagem acompanhando o dia da votação nas cidades de cobertura das emissoras. 

Segundo a Comunicação do Grupo RBS, a cobertura foi planejada de forma a garantir toda a segurança de saúde dos profissionais envolvidos - repórteres, editores, cinegrafistas, fotógrafos, técnicos, engenheiros, operadores, comentaristas, colunistas, apresentadores, dentre outros, ao obedecem protocolos rígidos, para proteger ao máximo os colaboradores e também o público entrevistado. Nas sedes da RBS, medidas sanitárias foram reforçadas, como distanciamento entre as pessoas, limpeza e utilização de equipamentos de proteção.

Comentários