Eletromidia e Santander instalam abrigos de ônibus sustentáveis em POA

Projeto visa ajudar na redução das emissões de CO2 e na segurança dos usuários de transporte público

Abrigos sustentáveis serão patrocinados pelo Santander, inicialmente, até dezembro de 2023 - Divulgação

A Eletromidia - empresa de mídia externa com sede em São Paulo, que atua no Rio Grande do Sul desde abril de 2022 - e o Santander instalaram 35 pontos de ônibus sustentáveis em Porto Alegre. Com abrigos que consomem energia solar e têm os bancos feitos pelas próprias baterias utilizadas pelo sistema, o projeto visa ajudar na redução das emissões de CO2 (dióxido de carbono). A segurança dos usuários de transporte público também foi pensada, visto que as instalações podem se manter iluminadas por até três dias, em caso de clima nublado ou queda no fortalecimento da rede elétrica.

Os abrigos sustentáveis Santander serão patrocinados pela marca, inicialmente, até dezembro de 2023. Além disso, a iniciativa também poderá ser percebida na taxa Contribuição de Iluminação Pública (CIP) das contas de luz dos contribuintes, que terá uma redução nas áreas contempladas com as instalações. Com parceria da agência paulista Streetwise, o projeto tem potencial de gerar energia o suficiente para alimentar mais de 150 notebooks ou 85 televisores de 55 polegadas nos momentos de maior incidência solar. 

Concessão

Os abrigos sustentáveis do Santander não são os primeiros pontos de ônibus modernos a serem instalados em Porto Alegre. Com a assinatura da concessão entre a prefeitura da Capital e a Eletromidia em 2022, a Capital já conta com mais 130 paradas instaladas, 50 com painel fotovoltaico. O contrato ainda prevê que, até 2027, sejam instaladas 1.507 estruturas com vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas.

Comentários