Em 26 de outubro de 2011, Coletiva.net noticiava: Jornal Metro em Porto Alegre

Impresso, distribuído gratuitamente nas principais vias da cidade, aposta na qualidade

Há sete anos, o Metro Jornal chegava a Porto Alegre

Há sete anos, Coletiva.net anunciava a chegada do Jornal Metro em Porto Alegre. Sob a gerência do Grupo Bandeirantes, ficou conhecido pelos porto-alegrenses por ser distribuído ao leitor de forma gratuita. Este é o fato que o Túnel do Tempo relembra hoje, quando faltam cinco meses para os 20 anos do portal.

Maicon Bock, editor-executivo do Jornal Metro, orgulha-se de ser o primeiro funcionário. "Sou o empregado 001, como os próprios colegas de redação me chamam". Em entrevista ao portal, relata que, atualmente, este modelo de jornal circula em 130 cidades, de 21 países, sendo publicado em 13 idiomas. Em Porto Alegre, a tiragem média fica em torno de 30 mil exemplares, de segunda a quinta-feira, chegando a 40 mil nas sextas-feiras.

A gratuidade, aliada à qualidade, é uma das marcas do Metro, destaca Bock. "Têm pessoas que confundem a gratuidade e o fato do meio de comunicação ser popular. Mas, na verdade, não somos e nem queremos competir com veículos que tenham esse perfil. Chegamos a este conceito por meio dos pontos de distribuição", salienta ao lembrar que a distribuição se concentra nas rotas de deslocamentos, quase sempre nos bairros mais nobres da cidade. "Com isso, conseguimos segmentar melhor o nosso público", comenta.

Sobre a sustentabilidade do jornal, observa que "as pessoas não estão acostumadas com a ideia de que assistem televisão e ouvem rádio sem pagar nada por isso". E completa: "Estão menos habituadas ainda, aqui no Brasil, a ter um jornal de qualidade gratuito".

O jornalista destaca que, em 2012 e 2013, o Metro Porto Alegre foi eleito o veículo do ano pela Associação Rio-grandense de Propaganda (ARP). "Em 2017, também recebemos o Prêmio Colunista RS, como Veículo Impresso do Ano", lembra ele.

Sobre as principais mudanças que ocorreram nos últimos anos, o editor-chefe cita: "Quando eu vim para cá, estávamos começando um jornal. Ele não era conhecido. As fontes com quem eu conversava até uns dias antes, não reconheciam o novo veículo. Depois de um tempo, isso mudou, o Metro foi ficando mais conhecido ao público e às autoridades, e nosso trabalho foi facilitado", comenta, ao afirmar que agora está consolidado e tem uma relevância significativa para a Capital.

Confira a notícia na íntegra, a matéria publicada em 26 de outubro de 2011: Jornal Metro em POA

O jornal que está presente em mais de países, através do Grupo Metropolitan, agora chega a Porto Alegre. Coordenado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, do Rio Grande do Sul, o Jornal Metro circula de forma gratuita em 31 pontos da capital gaúcha.

Essa matéria foi produzida por Bruno Dornelles, estagiário do Multiverso - Laboratório e Agência Experimental dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Metodista IPA.

 

 

Comentários