O Facebook anunciou na manhã desta terça-feira, 7, que iniciará a remoção de vídeos que sejam manipulados. A novidade tem como objetivo reduzir os problemas causados por deepfakes, que são vídeos falsos produzidos com auxílio da inteligência artificial, nos quais são misturados rostos e corpos ou apresentam uma pessoa dizendo algo que na realidade não foi dita por ela.
Conforme a empresa, a remoção só ocorrerá se o vídeo for enquadrado em alguns dos seguintes critérios: conteúdo editado para além de ajustes de clareza ou qualidade, de forma imperceptível para um usuário comum, e/ou se a inteligência artificial foi usada para fazer ele parecer real. Para a novidade, foram consultados mais 50 especialistas entre áreas técnicas, políticas, jurídicas e de mídias.
Esta não é a primeira vez que a plataforma realiza mudanças nesta área de deepfakes. Com a parceria de empresas como Amazon, Microsoft e BBC, a empresa lançou em setembro do ano passado um desafio para a detecção deste tipo de vídeo. Até o momento, já foram arrecadados cerca de US$ 10 milhões em doações, que será investido em pesquisas e ferramentas que coíbam a publicação deste tipo de vídeo.

