Notícias

Em congresso, jornalistas debatem ferramentas digitais na comunicação

Evento estadual ocorre em Caxias do Sul com o tema “Por que as redes sociais são importantes?”

Com o objetivo de debater a inserção de ferramentas digitais contemporâneas na comunicação, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) promoverá o 37º Congresso Estadual dos Jornalistas. Com o tema “Por que as redes sociais são importantes?, o evento ocorre na Câmara Municipal de Caxias do Sul, com atividades programadas para 3 e 4 de junho. As inscrições devem ser feitas por depósito bancário e posterior envio do comprovante.

O objetivo do Sindjors é discutir como o impacto das mídias sociais e a ética no Jornalismo estão inseridos no cotidiano dos profissionais e empresas da área, como assessorias de imprensa, jornais, rádios, televisões ou agências de conteúdo. De acordo com a entidade, essa inquietação se faz necessária para avaliar o papel do jornalista no atual contexto sociopolítico e cultural.

Segundo pesquisa realizada pela Oriella PR Network – que mostra como as redes influenciam nas redações dos jornais –, 80% dos profissionais brasileiros que atuam no setor usam plataformas online para interagir com as fontes. O levantamento também aponta que 83,3% usam assuntos em destaque nas mídias sociais como pauta. Para o sindicato, isso significa que o universo online serve mais do que as assessorias de imprensa quando se precisa de informações.

Outra constatação do estudo mostra que 66,67% dos entrevistados brasileiros preferem o Twitter como fonte, seguido pelo Facebook, com 58,33%, e blogs, com 57,14%. As assessorias saem na frente quando o tema é a checagem das informações, pois ainda existe desconfiança quanto à veracidade do que circula no universo virtual. Os dados comprovam, também, uma mudança para os canais digitais, visto que 23,81% dos entrevistados dizem que só liberam conteúdos exclusivos online e 13,10% dos jornalistas afirmam que metade do conteúdo de suas publicações não é repetida do impresso.

Por meio do congresso, o sindicato pretende discutir este cenário, refletir sobre a formação dos profissionais e posicionar estudantes e jornalistas sobre as mudanças do mercado. Para estudantes e associados do Sindjors, o valor da inscrição é de R$ 30 e, para o público geral é de R$ 70. As inscrições devem sem feitas com depósito na conta descrita abaixo e o comprovante deve ser enviado para o e-mail [email protected].

Banco Banrisul (código para transferência interbancária é 041)

Conta – 0602691425

Ag – 0062

CNPJ – 92955202000105

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.