O filme narra a história de Mauro, um personagem que retorna à sua cidade natal, São Bento de Sapucaí, e confronta memórias da infância. Segundo Kauan, a cidade e os lugares são tratados como personagens importantes na narrativa. O título 'Frutafrizz' é o nome de um refrigerante que o personagem principal bebe e que, para ele, tem "gosto de infância".
"O sabor exato não importa, mas sim o que ele representa: a memória e o sentimento que se projeta em algo, mesmo que não seja real. A mensagem do filme é que as pessoas são feitas de histórias incompletas e que, para preenchê-las, elas abraçam o significado que decidem dar a elas".
Bueno descreveu o projeto como um filme que mistura drama e comédia, um tom que foi alcançado com a ajuda do ator Renato Novaes. Ele o instruiu a se esquecer do roteiro, trazer o próprio sotaque e deixar "a atuação o mais realista possível". "O humor do curta surge a partir dos silêncios constrangedores e da interação dos personagens", disse.
O processo de produção foi descrito como um projeto muito coletivo e pedagógico. A equipe, composta em sua maioria por estudantes, trabalhou com cineastas experientes, como o diretor de Fotografia de 81 anos, Rodolfo Sanches. A colaboração resultou em uma produção em que os mais velhos ensinavam, divertiam-se e, ao mesmo tempo, aprendiam com os mais novos.
A equipe tentou fazer um filme de "arquivos com cenas encenadas", ou seja, buscavam documentá-las e trazer elementos reais para o enredo fictício, utilizando, inclusive, pessoas do local que não eram atores. "O resultado foi um filme em que tudo é real, inclusive o desconforto dos personagens, que também era sentido pelos atores".
A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.