As emissoras gaúchas de rádio e televisão doaram o equivalente a R$ 64 milhões em mídia no último ano. No acumulado da última década, o valor doado chega a R$ 550 milhões em mídia. O espaço foi destinado à divulgação de projetos comunitários, assistenciais, culturais, ecológicos, recreativos e de capacitação e sustentabilidade. A informação consta do Relatório Social da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (Agert), lançado na manhã desta quinta-feira, 25. A publicação, que está em sua 10ª edição, teve neste ano adesão histórica, com a participação de 232 associadas à entidade.
O relatório apresenta cases de emissoras com indicadores de valores e transparência, participação dos colaboradores, envolvimento e mobilização da comunidade, ações voltadas ao meio ambiente e relação com o governo. Há ainda uma entrevista sobre segurança pública com Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador da Área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), e reportagem especial sobre a influência da mídia no trabalho dos órgãos de segurança do Estado.
O presidente da Agert, Roberto Cervo ‘Melão’, disse que é gratificante saber que os radiodifusores, como ele, contribuem para o benefício da sociedade, através do trabalho que realizam. “Estamos orgulhosos do valor contabilizado em mídia doada à sociedade. Alcançamos o nosso objetivo”, destacou. Para a coordenadora do projeto e vice-presidente de capacitação da entidade, Myrna Proença, o relatório vem mudando a cultura interna das emissoras, criando uma consciência social dos colaboradores, que, como comunicadores, multiplicam a sua influência nos formadores de opinião das comunidades onde atuam.
O relatório foi instituído em 2004, para que os veículos da radiodifusão aprofundassem os vínculos com as suas comunidades. A ação procura dar mais transparência e visibilidade à contribuição que as emissoras realizam, através de diversas formas de apoio a projetos de interesse público.

