O Design Ativista e o Remanso – Instituto Cultural, referência independente de arte e pensamento crítico em Porto Alegre, promovem o encontro aberto e gratuito ‘Toda criação carrega um posicionamento’. A iniciativa ocorrerá neste sábado, das 15h às 17h, na sede do Instituto (Rua Santo Antônio, 366 – Independência), em Porto Alegre. Em suas redes o Design Ativista divulgou o encontro e destacou que, em um ano eleitoral, no qual projetos de sociedade são disputados por meio das imagens, das narrativas e da cultura, essa conversa se torna urgente e necessária.
A mediação será de Carol Anchieta, jornalista, mestra em Design e gestora do Design Ativista, projeto afluente da Mídia Ninja que desde 2018 conecta Design, arte, Comunicação e inovação social. As convidadas e os convidados são referências que fazem esse cruzamento entre criação e posicionamento político na prática: Catarina Dias, Eduardo Guspe e Luis Ferreira.
Sobre os convidados
Catarina Dias é uma artista visual nascida em São Paulo e radicada em Porto Alegre, com oito anos de trajetória independente. Seu trabalho atravessa cerâmica, instalação e fotografia buscando investigar pertencimento, memória e imaginário popular. Foi premiada no ‘XIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas’ e contemplada por editais como Força e Luz e FACdigital RS.
Eduardo Guspe começou a pintar a cidade ainda na adolescência e, em 2007, fundou o coletivo Urbanóide, responsável por exposições e projetos de revitalização de espaços públicos pelo Brasil. Criou o Novetrês, espaço cultural que ocupa o viaduto da João Pessoa com música e arte, e levou o graffiti para parcerias com Ambev, Coca-Cola, Red Bull e MTN Colors.
Luis Ferreira é cineasta, fotógrafo formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e especialista em Comunicação disruptiva, CEO da Diáspora Films. Com 13 anos de mercado, sua obra tem como base o corpo, o território e a memória do povo preto como instrumentos de reflexão. Foi o primeiro realizador do Rio Grande do Sul a assinar projetos em quatro edições consecutivas do Natura Musical, com exposições no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e destaque em festivais nacionais de cinema negro.

