Entidades celebram 'Dia Nacional das Relações Públicas'

Mensagens dos conselhos federal e regional e da Associação Brasileira buscam fortalecer a classe

Atividades celebram o Dia Nacional do Relações Públicas

Hoje, 2 de dezembro, é celebrado o 'Dia Nacional das Relações Públicas'. A data foi instituída em 1984, em referência ao primeiro gerente de um departamento de Relações Públicas no Brasil, Eduardo Pinheiro Lobo, que nasceu em 2 de dezembro de 1876. Para marcar a celebração, entidades representativas da profissão, os Conselhos Federal e Regionais de Profissionais de Relações Públicas (Sistema Conferp-Conrerps) e a Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) realizam atividades especiais. A ideia dos órgãos é informar à população e fortalecer o profissional que atua na área.

Entidade normatizadora e fiscalizadora, o Sistema Conferp-Conrerps lançou hoje uma cartilha informativa de como o RP pode  contribuir com o desenvolvimento e a sustentabilidade das organizações, destacando o valor estratégico e social da profissão para a sociedade brasileira. Publicada na imprensa, nos órgãos públicos e nas redes sociais, a peça pode ser acessada aqui.

"A campanha será fundamental para mostrar à sociedade as diferentes áreas de atuação dos profissionais, e assim ampliar sua valorização no mercado de comunicação", acredita o presidente do Conrerp4, órgão que agrega os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Luiz Fernando Muñoz.

Já pela ABRP, as atividades iniciaram ontem com a 'TrilogiaRP: Mitos e Verdades'. Conforme a presidente da entidade, a gaúcha Juliana Müller, a série de lives visa a enaltecer as tarefas desempenhadas pelos relações-públicas. O evento online e gratuito ocorre pelo canal do YouTube da organização, sempre das 19h30 às 21h.

A programação continua hoje com o tema 'Imagem e Reputação na Comunicação Empresarial'. Participam do painel Cláudia Peixoto Hörbe, gerente de Marketing da Rede Plaza de Hotéis, e Daniela Valverde, gerente de Comunicação Corporativa da The Coca-Cola Company, enquanto a mediação é de Juliana Müller, presidente-executiva nacional da ABRP.  

Pra fechar a trilogia RP, a conversa é sobre 'A importância das pesquisas e o papel do feedback nas estratégias organizacionais'. Bruno César, membro do Grupo de Pesquisa de Ensino e Práticas em Comunicação; Suzel Figueiredo, fundadora e presidente da Ideafix Pesquisa & Inteligência Corporativa; e Tuane Nicola, cofundadora do Fantástico Mundo RP são os debatedores. A mediação fica por conta de Marcelo Tavares, gerente nacional acadêmico na Laureate International Universities e presidente do Sistema Conferp.

Comentários