Um auditório lotado prestigiou o primeiro Meeting do Marketing 2010, da Federasul. O evento reuniu 115 profissionais de Marketing e Comunicação, na sede da entidade, para assistir à palestra do economista e professor Aod Cunha, ex-secretário da Fazenda do Estado. Cunha abordou as perspectivas de crescimento econômico e o consumo no Brasil nos próximos anos.
Doutor em Economia pela Ufrgs e pós-doutor em Economia pela Universidade Columbia/EUA, o professor aposta na demografia para explicar as principais tendências de consumo e para onde devem se direcionar as ações de marketing e publicidade no Brasil. “A estrutura etária da população vai passar por mudanças radicais nos próximos 40 anos e isso terá um expressivo impacto no consumo”, defendeu.
O especialista apresentou a teoria das ‘ondas de consumo’ e demonstrou como a demografia explica o crescimento econômico por ciclos de vida. Segundo ele, atualmente, no Brasil a maior concentração da população brasileira está entre a faixa etária dos 25 e 40 anos, o que, de acordo com a ordem natural da vida, significa que estão investindo na compra do primeiro imóvel e mobiliário. “Nós já tivemos um crescimento expressivo na procura por cursos superiores e agora vivemos a onda de consumo na construção civil”, avaliou.
Nesta linha de raciocínio, nas próximas décadas o consumo migraria para setores como turismo, assistência médica, previdência e entretenimento para idosos. Segundo Cunha, a expectativa é de que em 2050 a população de idosos do país, que hoje é de sete milhões de pessoas, seja quatro vezes maior. “Passaremos por um processo semelhante ao que a Europa vive hoje”, observou, sem deixar de considerar que as tendências podem sofrer variações de acordo com a inovação tecnológica e movimentação da economia. E finalizou com um conselho: “Estudem demografia para entender o futuro do Brasil”.
O encontro foi mediado pela jornalista Fernanda Zaffari.



*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial