Estudo aponta baixa presença de negros em agências de Comunicação

Entre 17 mil colaboradores, 11,2% são pardos e 9,5% são pretos

A edição digital do Anuário da Comunicação Corporativa 2022 já está acessível e pode ser consultada gratuitamente - Crédito: Reprodução

Um recente levantamento realizado pelo Anuário da Comunicação Corporativa, da Mega Brasil, apontou baixa aparição de negros em agências de Comunicação. A publicação revelou que a presença é de 20,7%. Entre 17 mil colaboradores, 11,2% são pardos e 9,5% negros. Segundo a análise, os pretos não estão sub-representados, já que são 9,3% do total da população brasileira. Já os pardos, que são 46,5%, sim, e de forma acentuada (35,3% a menos). 

Segundo o diretor de Dados e Parâmetros de Mercado da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e diretor do Instituto Corda - Rede de Projetos e Pesquisas, Maurício Bandeira, diferentemente do censo do IBGE, onde a autodeclaração da cor/raça foi o procedimento utilizado, neste a informação veio de um questionário respondido pela empresa. "Identificou-se, segundo os próprios critérios, a composição racial de seus empregados." 

Ainda conforme Maurício, "isso pode trazer distorções a esses resultados, mas também nos aproxima dessa questão no setor econômico, e abre a importante discussão, até aqui não colocada publicamente", opina. A edição digital do Anuário da Comunicação Corporativa 2022 já está acessível e pode ser consultada gratuitamente no link.

Comentários