Estudo aponta que o rádio segue líder na produção e entrega de conteúdo local

Conforme o levantamento, mais da metade dos entrevistados afirmou ter uma conexão com suas emissoras favoritas

19/08/2025 12:00
Estudo aponta que o rádio segue líder na produção e entrega de conteúdo local /Crédito: Banco de Imagens/Canva

A Jacobs Media realizou um estudo que aponta que, de 2020 a 2025, o rádio consolidou seu papel como líder na produção e entrega de conteúdo local. Conforme o levantamento, mais da metade dos entrevistados afirmou ter uma conexão com suas emissoras favoritas que não encontra em outro meio de áudio, reforçando a força e a credibilidade do meio como fonte de informação, cultura e entretenimento próximo da realidade das comunidades.

Roberto Cervo Melão, presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul (Sindiradio), afirma que o rádio é mais do que um canal de áudio, ele é parte da vida das pessoas. ?Está presente no cotidiano, conhece as histórias locais, valoriza a cultura regional e responde rapidamente às necessidades da comunidade. Essa conexão, que é única, é fruto de décadas de proximidade e compromisso com o ouvinte.?

O levantamento também apresenta que, mesmo em um cenário de avanços tecnológicos e novas plataformas de streaming, o rádio segue relevante e competitivo. Sua capacidade de oferecer notícias atualizadas, promover artistas locais e abrir espaço para a voz da comunidade mantém a audiência fiel e engajada.

Para Melão, enquanto outros meios buscam engajamento, o rádio nasceu engajado. ?Nossa missão é continuar ampliando essa conexão usando a tecnologia para potencializar o que já fazemos de melhor, estar ao lado das pessoas, com informação confiável e conteúdo que importa para elas.?