Fabrício Carpinejar recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Proposição foi do vereador Rodrigo Maroni (Podemos), que entregou homenagem em sessão solene

Carpinejar e o vereador Rodrigo Maroni - Reprodução

O jornalista, escritor e poeta Fabrício Carpinejar recebeu, nesta terça-feira, 13, o título de Cidadão de Porto Alegre da Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposta foi do vereador Rodrigo Maroni (Podemos), que presidiu a sessão solene e entregou a medalha. Na ocasião, o político disse que, como deputado estadual eleito, homenagear o poeta foi a melhor forma de se despedir do mandato de vereador, que se encerra em 31 dezembro. Ele informou, ainda, que Carpinejar faz parte de sua vida, com quem mantém amizade. "É um amigo de longa data para quem telefono nos momentos difíceis", contou.

Ao receber a distinção, o jornalista, que nasceu em Caxias do Sul, afirmou se sentir porto-alegrense e agradeceu aos amigos e parentes presentes. "Tem textos que só consigo escrever em Porto Alegre", pronunciou ele, que chegou na Capital aos dois anos de idade. "Na minha adolescência, atravessava a cidade a pé da Assunção a Petrópolis, enfrentando perigos como brigas e que minha mãe nem sabia", lembrou, ao mencionar, também, ter sido vítima de bullying na infância e adolescência, e que encontrou na família afeto, solidariedade e compreensão.

Ao longo de sua carreira, Carpinejar publicou 40 livros sobre diversos gêneros, como poesia, crônica, infantojuvenis e reportagens. Foi colunista do jornal Zero Hora e, atualmente, é comentarista do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo. Devido à sua participação ativa nas redes sociais, foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet.

Além do homenageado, compuseram a mesa sua mãe, Maria Carpi (patrona desta edição da Feira do Livro de Porto Alegre), Carla Carpi Nejar, como representante do Ministério Público, e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Vânia Cunha Mattos.

Comentários