Facebook exclui exibição do número de curtidas em páginas públicas

Medida deve ser totalmente implementada nos próximos meses

Os usuários do Facebook podem se surpreender com uma mudança realizada na rede social: o número de curtidas não será mais exibido para páginas públicas. A medida já está em implantação e a estimativa da empresa de Mark Zuckerberg é que todos os usuários tenham acesso à nova versão nos próximos meses.

A alteração estava sendo testada em perfis específicos de celebridades, conforme o TechCrunch. No lugar da exibição da quantidade de pessoas que curtem a página, será mostrado o número de seguidores. A mudança possibilita melhor mensuração  do alcance, visto que uma pessoa pode curtir a página, mas ter deixado de segui-la.

O gerente de Conexões Públicas e Monetização do Facebook, Asad Awan, explicou em nota oficial: "Ao contrário das curtidas, o número de seguidores representa o que as pessoas recebem de atualizações das páginas, o que ajuda a dar às figuras públicas uma indicação melhor de sua base de fãs". Segundo ele, a ideia é "simplificar a forma como as pessoas se conectam a suas páginas favoritas". 

A rede social ainda conta com outras modificações como uma seção própria no aplicativo para os perfis públicos, com sugestões de páginas, grupos e conteúdos na esfera de influência do usuário. Também haverá uma ferramenta de perguntas e respostas, semelhante a do Instagram, porém as afirmações dos usuários questionadores serão exibidas em uma lista própria, e com novas formas de moderação, como filtros que detectam discursos de ódio e comentários classificados como 'violentos, sexuais, spam, fakes e com golpes'.

Comentários