Fake news sobre vacina contra Covid-19 aumentam no Facebook, diz estudo

Elevação nas postagens com conteúdos falsos ocorreu após o início da imunização

O Brasil iniciou a imunização contra Covid-19, mas a aplicação das vacinas não freou a propagação de fake news sobre o tema. Conforme levantamento da União Pró-Vacina, da Universidade de São Paulo, o número de conteúdos falsos acerca da vacinação dobrou entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 no Facebook. As postagens foram feitas por 126 pessoas, sendo 48,10% delas de 16 autores.

O monitoramento foi feito especificamente em dois grupos da rede social considerados negacionistas. A organização, que reúne também centros de pesquisa científica, localizou 368 publicações com desinformação, sendo 111 de dezembro e 257 de janeiro. O período de aprovação de algumas vacinas no Brasil, na segunda quinzena do mês passado, apareceu com o maior volume de conteúdos (39,7%).

Na comparação com outro estudo feito pela instituição em 2020, os dados se destacam ainda mais. Entre maio e julho do ano passado, o número de postagens mensais não ultrapassou 87. O período foi marcado pelo início dos testes dos imunizantes contra o novo coronavírus no Brasil

Patrulha contra fake news

O Facebook anunciou a remoção de informações falsas sobre o tema, a partir de 3 de dezembro de 2020, e afirmou que iria moderar dados sobre segurança, eficácia, ingredientes e efeitos colaterais. No entanto, a pesquisa feita atualmente aponta que a medida não foi efetiva nos grupos analisados pela UPVacina.

Entre dezembro e janeiro, a marcação de conteúdo falso foi feita em apenas 7,6% das publicações observadas. No começo de fevereiro, mesmo com a rede social reforçando as diretrizes contra desinformação, um dos grupos continuava acessível. As interações ficaram em 368 postagens entre dezembro e janeiro, com 3.942 reações, 1.313 comentários e 2.372 compartilhamentos.

Comentários