Notícias

‘Fala, Mercado’ promove discussão sobre o poder dos jingles

Carina Donida e Giba Cardoso explicam por que a música continua sendo uma ferramenta estratégica para fortalecer marcas e criar conexões com o público

Carina Donida e Giba Cardoso participam do episódio que fala sobre o poder do jingle. - Crédito: Coletiva.net

Uma nota, maestro? Basta ouvir os primeiros acordes para que muitos jingles sejam imediatamente reconhecidos. Em um cenário em que a comunicação é cada vez mais acelerada e visual, os jingles seguem ocupando um espaço importante nas estratégias de marca. Mais do que músicas fáceis de memorizar, eles ajudam a construir identidade, despertar emoções e fortalecer a lembrança entre empresas e consumidores.

No novo episódio do ‘Fala, Mercado’, a apresentadora Márcia Christofoli recebe Carina Donida, sócia-diretora da Radioativa Produtora, e Giba Cardoso, diretor de produção da Audiobox, para conversar sobre o papel da comunicação sonora na construção de marcas. Durante o programa, os convidados explicam por que os jingles permanecem relevantes mesmo diante das mudanças no consumo de conteúdo e detalham como nasce uma produção musical para publicidade, desde o briefing até a entrega final. Eles destacam que o processo envolve estratégia, criatividade e um profundo entendimento do posicionamento da marca.

Outro tema em debate é o que faz um jingle permanecer na memória do público. Carina e Giba discutem se existe uma fórmula para criar músicas marcantes e reforçam que o sucesso depende da combinação entre conceito, simplicidade, identidade sonora e conexão com o público-alvo. O episódio também aborda como diferentes meios, rádio, televisão e plataformas digitais, influenciam a criação dos jingles, exigindo adaptações de formato, linguagem e duração. 

Além disso, os especialistas analisam os impactos da inteligência artificial na produção musical, debatendo como a tecnologia vem transformando processos criativos sem substituir o papel estratégico e sensível dos profissionais da área. O episódio está disponível no canal do ‘Fala, Mercado’ no YouTube.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.