Falece, aos 77 anos, o fotojornalista Daniel de Andrade Simões

Causa da morte não foi divulgada

25/08/2025 20:25 / Atualizado em 25/08/2025 20:24
Falece, aos 77 anos, o fotojornalista Daniel de Andrade Simões /Crédito: Reprodução

Faleceu, nesta segunda-feira, 25, o fotojornalista Daniel de Andrade Simões, aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada. O velório está marcado para esta terça-feira, 26, na Sala B do Cemitério Ecumênico João XXIII (Avenida Natal, 60, Medianeira), em Porto Alegre, a partir das 7h. Já a  despedida acontecerá a partir das 11h.  

Daniel era baiano, mas, em 1980, após a anistia, trabalhou em veículos do Rio Grande do Sul, como o Coojornal e no Grupo RBS. O comunicador também atuou como freelancer em outras redações. Daniel era filiado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), desde 16 de julho de 1980. 

Daniel de Andrade Simões

Nascido em 30 de janeiro de 1948, em Rio Real, na Bahia, Daniel de Andrade Simões foi fotógrafo e comunicador. Durante a ditadura civil-militar, viveu em exílio no Chile, na França e em Moçambique, onde atuou na Agência de Informação Moçambicana (AIM). Retornou ao Brasil em 1980, após a anistia, e passou a colaborar com veículos gaúchos, além de ter trabalhado como freelancer em outras diferentes redações e projetos editoriais. 

Sindicalizado ao Sindjors, ele participou de exposições fotográficas e publicou livros ligados à sua produção profissional. Desenvolveu atividades independentes ao longo da carreira, registrando temas sociais, políticos e culturais. Morava em Porto Alegre, onde manteve sua atuação até os últimos momentos de vida.