Feira do Livro terá Workshop de Mangá

Curso ocorrerá em comemoração ao Cinqüentenário da Imigração Japonesa no Estado

16/10/2006 17:25

Em comemoração ao Cinqüentenário da Imigração Japonesa no Rio Grande do Sul, será realizado um Workshop de Mangá durante a próxima Feira do Livro de Porto Alegre, a partir de 31 de outubro. Os alunos aprenderão a desenhar no estilo mangá, utilizado nos quadrinhos japoneses, e desenvolver proporção, anatomia humana, movimento e expressão, passando pela criação de personagens, argumento e roteiro, ação, layout e diagramação das páginas. O workshop atenderá desde crianças de 12 anos até adultos. No encerramento, será apresentado o resultado dos desenhos desenvolvidos em sala de aula.

O responsável é o professor Jefferson Vieira Barboza, artista plástico, desenhista publicitário, ilustrador, cartunista, desenhista projetista, arte-finalista, animador, roteirista, webdesinger e professor de Histórias em Quadrinhos. Ele já criou trabalhos para agências publicitárias e para revistas nacionais. Em 1996, foi co-organizador do maior evento de quadrinhos do Estado, o Quadrimania. Há 22 anos trabalha para a Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e desenvolve trabalhos para internet. Ministra oficinas, cursos e aulas particulares de mangá e quadrinhos, em Porto Alegre e no interior.

O workshop terá 20 vagas e as aulas ocorrerão nos dias 31 de outubro, 1º e 2 e de 7 a 9 de novembro. O local é a Sala C3 da Casa de Cultura Mario Quintana. Mais informações no site www2.portoalegre.rs.gov.br/imigracaojaponesa, no telefone (51) 3334-1299 ou pelo endereço eletrônico cjpoa@terra.com.br. O curso tem o apoio do Escritório Consular do Japão e da Câmara do Livro de Porto Alegre.