Fenaj alerta jornalistas sobre emissões falsas de carteiras de identificação

Somente o documento produzido pela Federação é considerado legal, valendo como identidade pessoal e profissional

26/03/2024 12:00 / Atualizado em 26/03/2024 12:04
Fenaj alerta jornalistas sobre emissões falsas de carteiras de identificação /Crédito: Divulgação

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) emitiu um alerta sobre a existência de associações que estão confeccionando carteiras de identificação profissional sem a aprovação da entidade. A Federação ainda destaca que somente a certificação é legal, valendo como documento de identidade pessoal e profissional em todo o território nacional.

Para obter a certificação, que possui validade de três anos, o jornalista precisa ter registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego. Vale destacar que a Fenaj é a única entidade que pode emitir o documento no País - por meio da Lei Nº 7.084, de 21 de dezembro de 1982 - e autoriza o encaminhamento das solicitações das carteiras pelos 31 sindicatos de jornalistas a ela filiados.

Além disso, o Brasil não possui um conselho de classe da profissão regulamentado, não sendo permitida a existência de sindicato nacional da categoria. Portanto, as representações se dão pelos 31 sindicatos, na base, e pela Fenaj, em segundo grau. A Federação avisa então os jornalistas sobre possíveis prejuízos financeiros e constrangimentos morais que podem ocorrer ao adquirirem carteiras sem validade.